Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

Os visitantes da Feira de Tecnologia Agropecuária - Agrotins Brasil 2015 participaram de atividades teóricas e práticas sobre silvicultura. Nessa sexta-feira, 8, os alunos do curso técnico em Floresta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participaram de aulas práticas e teóricas sobre coleta de látex (sangria) em seringal, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Para o engenheiro agrônomo, Cássio Antônio Oliveira, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) em parceria com a Associação dos Produtores de Seringueira de Goiás e Tocantins (Aprob), estão na feira nestes cinco dias para repassar os conhecimentos sobre o manejo, produção, coleta e comercialização da seringueira. 

Segundo o engenheiro é uma atividade para mostrar aos participantes interessados que a produção de seringueira é promissora. “O mais importante é o incentivo aos produtores para que eles possam produzir e gerar renda”, destacou.

Potencial

Segundo José Aparecido de Oliveira, membro da Aprob, esses incentivos reforçam a produção da seringueira, pois o Tocantins possui alto potencial para esta atividade, por diversos aspectos, como o clima, chuva definida, boa logística, terras disponíveis e topografia plana. “É comprovado que a produção de seringueira no Tocantins é antecipada por um ano, enquanto nos outros estados a coleta do látex acontece no sétimo ano, aqui é sexto”, informou.

Aluna

A aluna do curso técnico florestal do Senar, Andressa Aguiar, explica empolgada a participação nas aulas técnica e práticas na Agrotins. “Está sendo útil, a aula prática da retirada do látex, principalmente, ensina como funciona o sistema de coleta (sangria) que não conhecia ainda, só vem somar as aulas teóricas que recebemos em sala de aula”, reforçou.  

Realização

A feira teve início na última terça-feira, 5, e prossegue até sábado, 9, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.  Agrotins é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro e vinculadas, Agência da Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e apoio de instituições financeiras e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.