Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

“Está definitivamente criada a última fronteira agrícola do Brasil e do mundo”. Foi com essas palavras que a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, iniciou a solenidade de lançamento do Matopiba, região estratégica para a produção brasileira de grãos e o desenvolvimento sócio econômico dos estados envolvidos - Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 13/05, no auditório do Tribunal de Justiça, em Palmas, e contou com a presença do governador Marcelo Miranda, do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, da Federação das Indústrias do Tocantins, Roberto Pires, representantes de órgãos governamentais ligados ao MAPA, assessores do governo estadual, prefeitos de vários municípios, políticos e empresários do agronegócio.

Na ocasião, a ministra falou da criação da Agência de Desenvolvimento Regional do Matopiba e apresentou o mapa da Região construído pela Embrapa. Criado através de decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff no último dia 6, o território é composto por 31 microrregiões num total de aproximadamente 73 milhões de hectares e capacidade de produzir 18,9 milhões de toneladas de grãos.

Em seu discurso, Kátia Abreu destacou que um dos objetivos do Matopiba é promover o desenvolvimento visando a elevação da qualidade de vida da população atingida pelo projeto. “Queremos que os produtores nativos também tenham a oportunidade de participar dessa riqueza, daremos condições para que isso ocorra”, disse ela, acrescentando que 12 mil produtores da Região receberão assistência técnica do Ministério da Agricultura.

A ministra destacou ainda que conversará com os quatro governadores dos estados que compõem o Matopiba para formação de um amplo consórcio para facilitar a vinda de recurso público destinado à construção da infraestrutura da Região, incluindo novas estradas.

Ao fazer uso da palavra, o governador Marcelo Miranda disse estar certo que o projeto Matopiba é irreversível, altamente sustentável e que se propõe integrar um novo eixo econômico do Brasil. “O agronegócio brasileiro é um desafio que nos une, e o meu maior desejo e ver essa região próspera nos números”, afirmou.

Roberto Pires, que participou de reunião em Brasília para tratar da elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional do Matopiba, diz que vê a demarcação da Região com bons olhos. “O território do Tocantins está praticamente todo dentro do Matopiba, representa algo em torno de 38% da área, e isso é muito importante para o estado.  “Precisamos inserir na agenda do Matopiba a indústria da transformação, que seria a redenção dos estados envolvidos. Já que temos grande potencial para o agronegócio temos agora que pensar em transformar a produção, pois dessa forma vamos gerar mais empregos e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, defende. 

Matopiba 

A região, conhecida como a nova fronteira agrícola brasileira, abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Na última quarta-feira, 06, a presidente Dilma Rousseff criou, por meio de decreto, o plano para alavancar o desenvolvimento dessa região. Dos 73 milhões de hectares, 38% estão no Tocantins. O Matobiba é responsável por 9,7% da produção de grãos prevista para o país na safra 2014/2015 e Estado é grande destaque na capacidade de expansão.

O Matopiba é considerado a nova fronteira agrícola brasileira e abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. No último dia 06, a presidente Dilma Rousseff criou, por meio de decreto, o plano para alavancar o desenvolvimento dessa região. 

As ações previstas no plano visam desenvolver infraestrutura para redução de custos de armazenagem, de estradas, ferrovias, hidrovias, portos, energia e aumentar a competitividade da região nos mercados nacional e internacional. Além de fortalecer e desenvolver a classe média do campo, promovendo a qualificação profissional, assistência técnica e extensão rural. Os instrumentos dizem respeito às imperfeições de mercado que colocam um limite à ascensão social dos agricultores da região.

A região conta com uma área de cerca de 73 milhões de hectares, 38% pertencentes ao Estado do Tocantins. O Matobiba é responsável por 9,7% da produção de grãos prevista para o país na safra 2014/2015 e o Tocantins é grande destaque na capacidade de expansão.

A produção de grãos, na região, é a mais marcante nos quatro Estados, e deve crescer 4,37% nesta safra em comparação com a safra 2013/2014, saltando de 7,322 milhões de hectares para 7,642 milhões de hectares, conforme as estimativas da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O salto é de 18,107 milhões para 19,539 milhões de toneladas. (Matéria atualizada às 14h52min)