Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Ministério Público Estadual (MPE) expediu recomendação ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, orientando que disponibilize oito viaturas e promova a lotação de 60 policiais no 4º Batalhão da Polícia Militar, que tem sede no município de Gurupi.

Segundo a recomendação, o número de viaturas e de policiais do 4º Batalhão é insuficiente para atender às necessidades locais, ao mesmo tempo em que a criminalidade é crescente no município e que cabe ao poder público adotar medidas que a garantam a segurança da população.

O documento expõe, ainda, que ficou comprovada, em inquérito civil público instaurado pelo MPE em 2014, uma desproporcionalidade entre Palmas e Gurupi no que se refere à frota de veículos e ao quantitativo de pessoal da PM. Assim, aponta o remanejamento como possível forma de promover o equilíbrio entre as unidades da Polícia Militar.

A recomendação foi expedida nesta quarta-feira, 13, e estabelece prazo de 15 dias para que o comandante-geral da Polícia Militar preste informações quanto às medidas adotadas em favor de seu cumprimento. É frisado que a inobservância dos termos da recomendação pode acarretar em medidas judiciais, que visem à responsabilização do gestor.

O pedido de providências é assinado por três promotores de Justiça da Comarca de Gurupi, Pedro Evandro de Vicente Rufato, Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira e Marcelo Lima Nunes. (Ascom MPE)