Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Lima

Liderada pelo vereador Moacir Oliveira (PV), uma comitiva de vereadores de Rio dos Bois, esteve reunida com a vice-governadora, Claudia Lelis, e com o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Eder Fernandes, nesta última quarta-feira,13, para tratar sobre a falta de água no município.

De acordo com Moacir Oliveira, a região do Setor Jabaquara que fica na parte alta da Cidade está há 10 dias sem abastecimento de água e a população vem sofrendo as consequências disso. “São cerca de 1.500 pessoas que sofrem com a falta d´água há muito tempo, pois esse é um problema frequente, só que nos últimos dias está bem pior, por isso buscamos a ajuda do Governo do Estado”, explicou o vereador, confiante na solução do problema.

O presidente da ATS explicou que mediante a grave situação irá enviar, imediatamente, uma equipe técnica da agência para fazer o diagnóstico da situação. Eder Fernandes disse que a equipe vai trabalhar com a possibilidade de instalar um reservatório com capacidade de 75 mil litros, o que seria suficiente para abastecer esse setor e demais pontos da Cidade.

A vice-governadora lembrou que o Governo do Estado vem trabalhando para solucionar os problemas imediatos da população sempre de acordo com as possibilidades orçamentárias e financeiras.

“Recebemos diariamente vereadores e prefeitos em nosso gabinete, em busca de ações para seus municípios e temos tentado, dentro da legalidade, auxiliar na resolução desses problemas, como essa falta de água, em Rio dos Bois, que afeta diretamente muitas pessoas”, diz Claudia Lelis, acrescentando que o Governo do Estado já está trabalhando para implantar ações de combate à seca nas regiões mais afetadas do Estado, através da instalação de cisternas e poços artesianos.

O Programa Água Mais Perto de Você, criado recentemente pela Agência pela ATS é uma ação em parceria com a Defesa Civil do Tocantins e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e busca uma resposta rápida em caso de desastre provocado pela seca na zona rural desses 27 municípios. (Secom)