Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Na manhã desta segunda-feira, 18, os museus estaduais do Tocantins deram início às atividades da 13ª Semana Nacional dos Museus. A abertura oficial da programação aconteceu no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e contou com a presença de diversos alunos da Escola Estadual Santa Fé.

Durante a solenidade de abertura o secretário estadual da Cultura, Melck Aquino lembrou da importância do Museu Palacinho para a preservação da história do estado do Tocantins: “O museu conta parte da história da separação do Norte goiano do estado de Goiás, mas ainda precisamos incluir no acervo do Palacinho personalidades importantes que também fizeram parte desse história, como os deputados estaduais que na época representavam o Norte goiano: Brito Miranda, João Ribeiro,  João Cruz, Totó Cavalcante e Edmundo Galdino”, concluiu.

A professora Lucene Pimenta, aprovou a iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), de proporcionar aos alunos a vista ao museu. “Trazer os alunos para o Palacinho os aproxima de fato das raízes cultuais do Tocantins, muitas vezes falamos em patrimônio cultural, ou nas manifestações culturais e eles não conseguem compreender. Com a visita eles vivenciam a prática da cultura do Estado e aprendem de uma forma muito mais divertida”, completou a docente.

Os estudantes se encantaram durante a vista, Thiago Ferreira, 10 anos, se surpreendeu com o que viu. “Eu nuca tinha ido a nenhum museu, não sabia que era tão legal, até filme a gente viu. Mas o que eu mais gostei foi de conhecer a cultura dos índios”, declarou o aluno.

Os integrantes do coral Vida Ativa do Sesc Tocantins também se apresentaram durante a abertura e contagiaram a todos com sua vitalidade e alegria.

Oficina fotográfica abre programação no Memorial Coluna Prestes

Alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes, participaram nessa manhã da oficina Memórias Fotográficas, com os professores do CEM Florêncio Aires do município de Porto Nacional, Graças Cantão e Jefersandro Jácome. Ao todo 30 estudantes participaram da atividade que teve como objetivo provocar nos participantes um novo olhar sobre o a Coluna Prestes.

Segundo a coordenadora do projeto a professora Graças, durante a oficina os conceitos básicos da fotografia foram passados aos estudantes que num segundo momento puderam colocar o conhecimento adquirido em prática e fotografar o Memorial.

As alunas Heloylma Pereira e Emanuele Fernandes, aprovaram a iniciativa. “Foi tudo muito bem elaborado, é muito melhor quando o conteúdo é apresentado de uma maneira diferente, sem engessamentos” ressaltou Heloylma. Já Emanuele ressaltou que aprender com a prática é muito mais eficaz.

A 13ª Semana Nacional dos Museus

Com o objetivo de mobilizar os museus brasileiros e comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a Semana Nacional, de 18 a 22 deste mês. No Tocantins, a programação será realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com atividades no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e no Memorial Coluna Prestes. (Ascom Secult)