Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governo do Tocantins intensificou as ações de prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O Dia Nacional de combate e enfrentamento é comemorado neste dia 18. Na última quinta-feira, 16, a secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral, lançou a Campanha com o tema “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater” no município de Paraíso do Tocantins. Na quinta, 16 e sexta, 17, a equipe da Setas percorreu vários locais da capital e afixou cartazes em pontos estratégicos de Palmas  chamando atenção para o problema. Uma blitz educativa  também foi realizada na feira da 1.106 Sul com o objetivo de chamar atenção para esta causa.

A secretária ressalta a importância da denuncia nos casos para alertar a sociedade.  “ É preciso combater e acima de tudo denunciar. Esse trabalho de proteção social precisa acontecer dentro de casa e em todos os municípios. É uma orientação do governador Marcelo Miranda uma atenção especial e cuidado com as crianças e adolescentes através de políticas públicas de assistência”, frisou.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da Setas, Aurora Moraes e Silva, todos os municípios do Estado foram orientados a realizarem ações preventivas e educativas relativas a data. “Trata-se de uma luta que precisa de apoio de todos e envolve principalmente ações preventivas”.

A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A mobilização visa garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

No Tocantins, as crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual e suas famílias contam com atendimento especializado nos 22 Centros.

Municípios

Os Creas realizam um atendimento psicossocial oferecendo orientação e acompanhamento contínuo de uma equipe composta por assistente social, Aliança do Tocantins; Almas; Alvorada; Araguaína; Araguatins; Augustinópolis; Barrolândia; Cariri do Tocantins; Colinas; Crixás; Dianópolis; Figueirópolis; Guaraí; Gurupi; Lajeado; Lagoa da Confusão; Marianópolis; Miranorte; Palmas; Paraíso; Porto Nacional e Tocantinópolis.