Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 Para comemorar o Dia do Apicultor Seagro realiza reunião para fomentar o processo produtivo no Estado

Para comemorar o Dia do Apicultor Seagro realiza reunião para fomentar o processo produtivo no Estado Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva  Para comemorar o Dia do Apicultor Seagro realiza reunião para fomentar o processo produtivo no Estado Para comemorar o Dia do Apicultor Seagro realiza reunião para fomentar o processo produtivo no Estado

Nesta sexta-feira, 22, comemora o Dia Nacional dos Apicultores. Para fomentar o processo produtivo da apicultura, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoap) promovem uma reunião, a partir das 14 horas, no auditório da Seagro.

Segundo a gerente de políticas públicas para a pecuária, Érika Jardim, na pauta da reunião está o planejamento das estratégias da produção apícola no Tocantins para os próximos quatros anos. “A intenção é reunir com os representantes da federação para ouvir as propostas e demandas para potencializar a produção de mel, oportunizando uma atividade de renda para o apicultor”, argumentou.

Entre as propostas de incentivo, a gerente adiantou que a Seagro pretende implantar projetos de produção de mel em áreas como fruticultura, silvicultura e reservas de florestas. “Essas áreas são ricas em floradas, portanto podemos implantar projetos para contribuir com o desenvolvimento da produção de mel”, projetou.

Dados

O Tocantins tem hoje 1.300 apicultores associados à Federação Tocantinense de Apicultores e uma produção de mel de 118 toneladas, em 2014, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados de 2015, ainda não foram fechados.