Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), esteve no final da tarde desta quarta-feira, dia 27, no Ministério da Educação (MEC), onde reuniu-se com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para discutir assuntos  relacionados à educação do Estado.

Dentre os assuntos abordados durante o encontro com o Ministro, está à questão da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Segundo o Deputado, durante a implantação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi doada grande parte do bem patrimonial da Unitins para a UFT,  e hoje diante dos problemas que o Estado enfrenta, e com o seu orçamento comprometido, o governo necessita de apoio por parte do governo federal, para fazer investimentos significativos na instituição.

“Levei um pedido do governador Marcelo Miranda ao ministro Renato Janine, uma solicitação para que o Ministério da Educação possa estar contribuindo com a Unitins, no sentindo de que a União possa fazer uma compensação dos bens patrimoniais doados pela instituição à UFT, já que a Unitins passa por um momento de dificuldade, aonde foram implantados os campi nas cidades de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis, criados pelo governo anterior, sem oferecer a estrutura necessária para o funcionamento dos cursos, trazendo prejuízos aos alunos”, ressaltou.

“A Unitins tem um papel preponderante na formação dos jovens tocantinenses, portanto os estudantes merecem ter acesso a um ensino superior de qualidade e com infraestrutura adequada para formar um cidadão com decência e dignidade ”, afirmou.

Convite

Na ocasião, Paulo Mourão fez um convite a Renato Janine para fazer uma visita ao Tocantins e conhecer de perto a realidade enfrentada pelos estudantes dos Campi de Araguatins e Augustinópolis.

O parlamentar também convidou o Ministro para uma visita ao Campus Universitário da UFT em Araguaína, onde está sendo implantado o curso de Medicina, com previsão para início a partir do primeiro semestre de 2016. Segundo o Deputado, existe um projeto inovador que está sendo construído pela Universidade, será uma ação compartilhada entre UFT e Secretaria Estadual de Saúde no sentido de melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao final da reunião o Ministro pediu que com a conclusão do levantamento do patrimônio da Unitins doado à UFT,  que seja encaminhada para o MEC toda a documentação para que seja feito um estudo. O Ministro disse que está à disposição para contribuir com o desenvolvimento da educação e vai agendar uma visita ao Estado para firmar parcerias com o governo.