Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

As ações de incentivos do Governo do Estado aos produtores rurais serão reforçadas durante as exposições agropecuárias, que estão acontecendo em vários municípios tocantinenses, desde o mês de maio e prosseguem até setembro. Nesta terça-feira, 2, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) iniciam na exposição agropecuária de Arraias, uma programação com várias atividades para atender os produtores rurais.

De acordo com a diretoria de Agricultura e Pecuária da Seagro, nas programações das feiras, os produtores e participantes terão a oportunidade de capacitar sobre o programa Pró-Genética, o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), além de participar da realização da feira de touros selecionados de alto padrão.

Segundo a gerente de políticas para pecuária da Seagro, Erika Jardim, a Seagro e os parceiros estarão participando das exposições agropecuárias levando orientações e capacitações sobre diversos assuntos para o produtor. “A nossa intenção é unir forças para levar aos produtores as atividades rurais, disponibilizando cursos, capacitação e informação para o desenvolvimento do setor agropecuário”, informou.

CAR

O Cadastramento Ambiental Rural é uma exigência do Novo Código Florestal. Todo proprietário de imóvel rural tem que fornecer as informações sobre matas ciliares, reservas florestais, áreas de proteção e preservação ambiental para os órgãos públicos de gestão ambiental.

No Tocantins o programa é desenvolvido pela Seagro, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). 

Feira de Touros

Na programação de incentivo a melhoria genética do rebanho tocantinense, a Seagro, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) realiza, em setembro deste ano, a Feira de Touro, com animais criados no sistema de produção Pro-Genética. As feiras com animais Puro de Origens (P.O) acontecerão nas exposições agropecuárias de três municípios: Colinas, Porto Nacional e Aliança do Tocantins.

Pró-genética

O programa é desenvolvido em parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), a Embrapa, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste. (Ascom Seagro)