Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece em Gurupi nesta quarta-feira (03) movimentos de conscientização a respeito do teste do pezinho. A partir das 8 horas da manhã equipes da Secretaria da Saúde estarão em três pontos da cidade realizando blitze educativas e alertando sobre o Dia Nacional do Teste do pezinho que acontece no próximo dia 06 de Junho.

As ações com distribuição de panfletos e materiais informativos acontecerão na Avenida Goiás esquina com a Rua 5, em frente a Policlínica e também em frente ao Hospital Materno de Gurupi.

O exame

O teste do pezinho é um exame gratuito e, deve ser coletado entre o 3º e o 5º dia de nascimento da criança, podendo ser coletado até o 28º dia de vida.

Lembrando que é um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança.

A coleta é simples e é por meio do teste do pezinho que serão avaliadas as seguintes doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita, deficiência da biotinidase e hemoglobinopatias.

Segundo a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Cristiane Airosa Cardoso Marquesim o programa de triagem neonatal do Ministério da Saúde define que a coleta após o 28º dia é considerada tardia por isso já se faz necessário encaminhar o recém-nascido para coleta do teste do suor em Araguaína, o que acarreta em um grande transtorno para o recém-nascido e família.

Ainda de acordo com Cristiane Marquesim a conscientização da população e principalmente das mães para a importância da coleta do pezinho no tempo correto evita inúmeros transtornos aos recém-nascidos.  “O diagnóstico precoce previne deficiências mentais e outras complicações à saúde do recém-nascido e até mesmo previne a mortalidade” declarou a enfermeira.

Gratuidade

Em Gurupi o teste do pezinho só é feito de forma totalmente gratuita na Policlínica Dr. Luis Santos Filho localizada na rua cinco esquina com a Avenida Alagoas.