Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima

Nesta segunda-feira, 8, às 14h30min, será realizada a solenidade de posse dos membros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena no Memorial Coluna Prestes. O Conselho Indígena tem representantes dos povos Apinajé, Javaé, Karajá, Karajá Xambioá, Krahô, Krahô Kanela e Xerente.

Além dos indígenas, há representantes da Secretaria da Educação, do Conselho Estadual de Educação, da Associação dos Professores Indígenas do Tocantins e do Conselho Indigenista Missionário.

A gerente de Desenvolvimento da Educação Indígena, Cleide Araújo Barbosa, explicou o Conselho tem uma vigência de dois anos, e após a posse, haverá uma reunião de trabalho no auditório da Funai. “A principal função desse conselho que tem caráter consultivo é acompanhar as políticas específicas para a educação indígena e observar itens como currículo, calendário, métodos e formas de ensino e aprendizagem e a valorização dos conhecimentos dos próprios indígenas”, contou Cleide.

A Educação Indígena no Tocantins contempla 93 escolas e atende uma média de 5.700 alunos, com ensino bilíngue e observância dos aspectos intercultural e comunitário. (Ascom Seduc) (Matéria atualizada às 11h21min de 08/06)