Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Arquivo CT

O deputado federal e coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim (PMDB) defendeu durante visita ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 8, o nome da ministra da Agricultura e senadora da república, Katia Abreu (PMDB) para Presidência da República em 2018. “Estou trabalhando para isso com os deputados do PMDB e já estou pedindo voto para ela. Se o Lula (ex-presidente) não for candidato ela é o melhor nome”, disse.

Gaguim contou ainda que dentro do PMDB a senadora ocupa os melhores espaços. “Ela reúne os melhores espaços e hoje comanda uma área vital e importante para o Brasil, afinal, num cenário de crise deste, o agronegócio pode salvar o País”, disse.

O deputado afirmou ainda que ficará na coordenação da região norte do País para trabalhar o nome da senadora para uma possível candidatura em 2018. “A Katia hoje conquistou o Brasil e tem o maior apreço da presidente Dilma”, afirmou. Nas cogitações feitas por Gaguim a intenção é montar um grupo que deve se unir já para as eleições municipais do próximo ano numa articulação encabeçada pelo PMDB.

Katia vem ganhando cada vez mais espaço nacionalmente e é uma das ministras mais próximas da presidente Dilma Rousseff que foi inclusive madrinha de seu casamento.

Vários veículos de comunicação a nível nacional também já chegaram a cogitar Kátia como suposta candidata à presidência em 2018. A agência de notícias norte-americana Bloomberg por exemplo publicou um artigo tratando dessa possibilidade, porém, lista o ex-presidente Lula (PT) entre os opositores de uma futura candidatura da tocantinense.

2016

Gaguim tem o nome cogitado para a disputa da Prefeitura de Palmas e nos bastidores já começa a dialogar com os principais nomes e partidos do Estado. Ele chegou a dizer ao Conexão Tocantins que tem o apoio de Katia e do deputado federal Irajá Abreu (PSD) para uma possível candidatura à prefeitura da capital. O PSD do deputado federal Irajá Abreu, filho da ministra, começou a compor a gestão do prefeito Carlos Amastha com várias indicações.