Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Elizeu Oliveira

Amazonas e cavaleiros lotaram as principais avenidas de Araguaína na manhã deste domingo, 7, durante a 27ª edição da Cavalgada do município. Prestigiando o desfile, o governador Marcelo Miranda, acompanhado da primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda, ressaltou a importância dos produtores rurais no desenvolvimento do Tocantins.

“Esse evento representa a grandeza do homem do campo. A evolução dos tempos valoriza a todos. Ver essa integração entre produtores é importante, porque demonstra a fortaleza da nossa economia, a geração de emprego, renda e serviços advindos do meio rural. Os resultados não ficam só no Estado”, comentou Marcelo, acrescentando: “aproveito para parabenizar a organização, aos empresários que têm acreditado no potencial de Araguaína e região. Mais uma vez Araguaína mostra a pujança do agronegócio”.

Ao final da cavalgada, que faz parte da programação da 47ª edição da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), o presidente do Sindicato Rural de Araguaina, Roberto Paulino da Silva, comemorou o resultado do desfile, que conseguiu levar às ruas mais de seis mil animais. “A gente sentiu uma participação maior este ano. Isso mostra o quanto o nosso agronegócio vem crescendo, que nosso Estado tem potencial”, destacou o presidente, lembrando que a Expoara segue durante esta semana com uma extensa programação.

“Palestras direcionadas ao homem do campo, tanto ao pequeno quanto ao grande, mostrando tecnologia, seguidas de shows  à noite. Ainda durante o dia, haverá movimentação de venda de tratores, financiamentos bancários e leilões”, lembrou. Segundo o presidente do sindicato, a expectativa é superar os números do ano passado, que atingiram uma movimentação financeira de R$ 53 milhões.

Para o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, a cavalgada coroa a maior festa agropecuária do Estado. “É a integração do agronegócio, porque não é mais somente a pecuária, é a agricultura, silvicultura. Atrai gente de todo o Brasil. Torna-se, além da força econômica, um evento turístico para Araguaína”, pontuou.

Cavalgada

Com a participação de mais de 40 comitivas de fazendeiros e empresários, a cavalgada percorreu seis quilômetros, passando pelas avenidas Cônego João Lima, Castelo Branco, João de Sousa Lima e Filadélfia. O desfile contou com a presença de deputados federais, estaduais e autoridades locais.