Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Buscando sempre a inovação o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Tocantins prioriza serviços técnicos e tecnológicos como também consultorias, disseminação de informação técnica para a indústria e ensaios laboratoriais, que são reconhecidos pela qualidade e eficiência.

Agora a indústria poderá contar com o mais novo investimento na área da Construção Civil que garantirá as empresas o controle da qualidade dos materiais, na realização de ensaios fomentando a melhoria dos processos e materiais, contribuindo para o desempenho das edificações públicas e privadas.

O Laboratório de Construção Civil do Senai Tocantins atende empresas da região norte do Estado, Sul do Pará e Maranhão, abrangendo desde fabricantes e fornecedores de produtos e materiais de construção, prestadores de serviços de engenharia civil e empresas construtoras.

Em 2015 com o aumento da demanda o Senai em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia, investiram na reestruturação e qualidade do Laboratório, aumentando seu potencial e maximizando as oportunidades de melhoria da indústria frente ao mercado.

Situado em Araguaína, no Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) o Laboratório de Construção Civil realiza ensaios nos segmentos de Agregados, Solos, Concreto, Argamassa e de Artefatos de concreto e cerâmico de acordo com as Normas ABNT/NBR.

O financiamento da Finep permitiu que o Senai Tocantins fizesse a modernização do Laboratório da Construção Civil, com a compra de novos equipamentos, como: Aparelho Retificador de Corpo de Prova Cilíndrico de Concreto, Prensa Servo-hidráulica e informatizada para ensaio de corpos de prova em concreto e Peneirador Eletromecânica, entre outros.

Além da ampliação da capacidade de produção e técnicos treinados conforme Norma de Qualidade ISO/IEC 17025, o Laboratório conta com mais serviços em seu escopo: Ensaios de rompimento à compressão de corpo de prova cilíndricos, argamassa e traço experimental de concreto/argamassa, consistência, tempo de pega, determinação das propriedades dos agregados e determinação das propriedades índices do solo, assim os empresários não precisam mais se deslocar para outros centros, reduzindo o custo da obra.

O Laboratório já passou por uma consultoria, e vem apresentando relevante crescimento no número de ensaios prestados as empresas atendidas. 

Tags: Fieto, Finep, Senai