Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Conexão Tocantins

Foto: Conexão Tocantins

Em virtude de liderar Missão Oficial à Europa, de 14 a 24 de junho, o governador Marcelo Miranda transmitirá o cargo para a vice-governadora Claudia Lelis nesta sexta-feira, 12, em solenidade realizada em seu gabinete, às 17 horas, no Palácio Araguaia.

A comitiva do Governo visitará cidades da Espanha e Itália. Nesse período, serão discutidos assuntos de interesses governamentais referentes ao meio ambiente e à atração de investidores para o Estado.

Aos 43 anos, Claudia Telles de Menezes Pires Martins Lelis é a primeira mulher eleita vice-governadora no Estado. Publicitária de formação, a gestora é pioneira no Tocantins e participou ativamente da construção de algumas das principais obras do Estado.

Investidores

A viagem do governador à Europa tem como objetivo dar continuidade às tratativas com investidores representantes dos Grupos JEInveste (Fundos de Investimento do Projeto ZEN – Plataforma Multimodal – Porto Nacional), Empordá, BBVA e Eurofinsa. Também serão realizadas rodadas de negócios sobre infraestrutura, saúde e segurança pública com os Grupos TYPSA, Inima, Aqualia, Ribeiro Salud, Indra e Revenga.

 O superintendente de Desenvolvimento Econômico, Vilmar Carneiro Wanderley, destacou que o Tocantins tem um dos maiores potenciais de atração de empresas e desenvolvimento. “Pretendemos sensibilizar empresários para entender o potencial desta região para realizarem investimentos. O Tocantins oferece uma série de incentivos fiscais para quem investe em nosso Estado, esse é um diferencial que gera emprego e renda”, ressaltou ao lembrar que o Tocantins possui grande potencialidade em recursos hídricos.   

Ainda de acordo com Carneiro, as tratativas acontecerão com empresários de diferentes ramos. “São grupos empresariais das áreas financeira, do turismo, indústria, água, alimentos, infraestrutura e saúde”, disse, ao apontar que o Estado tem grande mercado para todos esses setores. 

Meio Ambiente 

Com o objetivo de elaborar programas para proteção de florestas e do clima, a comissão também participará da Reunião da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), que acontecerá entre os dias 15 e 18 de junho, na Catalunha, Espanha. O encontro anual contará com a participação de representantes do Brasil, Indonésia, México, Nigéria, Peru, Espanha e Estados Unidos.

Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luzimeire Ribeiro de Moura Carreira, a participação do Estado na reunião resultará em importantes ações. “É uma troca de experiências voltadas para o controle de desmatamento ilegal e degradação da floresta como um todo. A intenção é que haja um esforço conjunto dessas forças subnacionais para o desenvolvimento de ações sustentáveis”, ressaltou.

Delegação

Além do governador, compõem a delegação o  tenente-coronel da Polícia Militar (PM) e ajudante de Ordens do Gabinete do governador, Humberto Costa Parrião; o secretário da Comunicação Social, Rogério da Silva Souza; o cinegrafista Pedro Barbosa; a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luzimeire Ribeiro de Moura Carreira. Também da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participa da comitiva o diretor de Regulação e Impacto Ambiental, Rubens Pereira Brito; da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), participam da comitiva o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Vilmar Carneiro Wanderley; o superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Jacques Possapp; e a gerente de Capacitação de Empreendedores à Exportação, Andréia Teixeira de Oliveira Teles.