Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Valério Zelaya

Quatro filhotes de emas foram encontrados na manhã desta segunda-feira,15, pela Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, na região Sul da Capital. Os animais, três machos e uma fêmea de aproximadamente um ano de vida, eram criados em cativeiro na Chácara Primavera, do loteamento Coqueirinho.

Através de denúncia anônima, a GMP chegou até o proprietário, Pedro Marcelino Pinto, que foi encaminhado a Delegacia do Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. De acordo com Pedro Marcelino Pinto, ele adquiriu os ovos dos animais na cidade de Lagoa da Confusão-TO (distante 232 km de Palmas) e trouxe para sua chácara para chocar. “Não sabia que era crime ambiental, pois eu cuidava deles com todo cuidado, comiam na minha mão”, disse.

Segundo explica o guarda metropolitano, Heleno de Freitas, para se criar animais silvestres é necessário o cadastro como criador e a autorização dos órgãos ambientais, como Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

O  lavrador foi autuado em R$ 500 por animal apreendido, conforme o previsto no  artigo 29, inciso III da lei Federal nº 9.605/98.

Uma equipe da Guarda Ambiental, acompanhada de uma médica veterinária, recolheu os animais que foram encaminhados para  o Parque Estadual de Lajeado.

De acordo com a médica veterinária, Grasiela Alves, as aves passarão por um período de observação e devem ser devolvidas ao meio ambiente. “Elas ficarão um período em observação para serem reabilitadas e devolvidas ao seu habitat natural”, informou.