Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para avaliação da eficiência da vacinação contra a febre aftosa, na zona livre da doença com vacinação em todo o país, realizado em 2014 e divulgado em maio deste ano, revelou que o Tocantins está entre os Estados que ocupam o primeiro lugar no Brasil com cobertura vacinal acima de 90% do rebanho.

O relatório do Mapa mostra que foram consideradas 22 subpopulações de bovinos, divididas em três grupos. No grupo 1 onde está o Tocantins foi considerado como excelente o nível de cobertura vacinal do rebanho, com índices de imunidade acima de 90%. Neste grupo estão os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Paraná (na região de não fronteira).

O monitoramento sorológico para avaliação da eficiência da vacinação contra febre aftosa no Tocantins foi realizado em 2014, em 36 propriedades e 192 amostras, ambas escolhidas por sorteio. Em todo o Brasil, o estudo ocorreu em 828 propriedades, com uma amostragem de 4.270 animais.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Humberto Camelo disse que o resultado do estudo reforça o compromisso do Estado e dos produtores rurais na erradicação da febre aftosa. “Estes números são significativos para a economia do nosso Estado, pois atende o acordo de certificação sanitária firmados com países importadores dos nossos produtos cárneos,” disse o presidente, acrescentando que embora os dados sejam positivos, o Governo do Estado, por meio da Adapec continuará vigilante com a vacinação contra a doença.

Outro estudo também realizado em 2014 pelo Departamento de Saúde Animal do Mapa e os serviços veterinários estaduais, sobre avaliação da circulação viral será divulgado no segundo semestre deste ano.