Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os municípios que pretendem atuar em parceria com os bombeiros na temporada de praia 2015 têm até às 10h desta sexta-feira, 19, para solicitarem junto ao comando geral da corporação a parceria, via documento. Nesta temporada o objetivo é que bombeiros militares e guarda-vidas civis atuem em conjunto para oferecer mais segurança aos banhistas. Para dar condições de atuação o(CBM-TO) irá oferecer um curso de formação para os guarda-vidas civis.

Uma norma técnica foi elaborada pelo comando operacional do CBM-TO classificando as praias do Tocantins com o nível com níveis de risco que vai do I até o nível V. Entre os critérios analisados estão: quantidade de banhistas; facilidade de acesso e localização; variação de profundidade; presença de correnteza; tráfego de embarcações, entre outros. A avaliação foi feita de acordo com informações de temporadas anteriores.

As praias que celebrarem a parceria terão a presença de bombeiros militares, acompanhados de guarda-vidas civis, contratados pela prefeitura municipal. Apenas nas cidades que sediam unidades do CBM-TO, o atendimento às praias será realizado exclusivamente por bombeiros militares.

Entre os documentos que os municípios devem encaminhar ao CBM-TO, está o croqui da praia, contendo área de banho, área para embarcações, área de camping e estruturas que serão montadas. No croqui também devem constar a localização de palco, barracas, posto de saúde, posto da Polícia Militar, posto do Corpo de Bombeiros Militar, outras estruturas existentes e percurso de travessia, se houver, bem como documentação exigida para eventos temporários, de acordo com a Lei n° 1.787/07.