Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Maradona

Foto: Maradona

Apesar de encerrada a campanha nacional de vacinação contra a gripe, quem não se imunizou ainda pode receber a vacina até o próximo dia 23 de junho. Esta é a data definida para o encerramento do atendimento dos grupos prioritários no Tocantins. 

Segundo dados da Gerência Estadual de Imunização, 83,89% do público-alvo da campanha já foi imunizado, o que significa que 287.855 pessoas receberam a dose no Tocantins.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde era de vacinar pelo menos 80% dos grupos definidos como prioritários em cada estado. No balanço geral, 99 municípios tocantinenses alcançaram a meta, isto é, vacinaram 80% ou mais dos grupos prioritários.

A gerente estadual de Imunização, Rosângela Bezerra, enfatiza o convite para quem ainda não se vacinou procurar um posto de saúde com o cartão de vacina em mãos. “Com isso, podemos reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, daí a importância da mobilização. É muito importante que as pessoas não percam mais essa oportunidade”, recomenda. 

Vacina 

A vacina contra gripe é oferecida para idosos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a menores de cinco, indígenas, profissionais de saúde e população privada de liberdade. 

No Tocantins, este ano, não foram confirmados casos de influenza.  No ano passado, apenas três casos foram registrados em todo o Estado, que também não teve registro de óbitos por esta causa. 

A influenza é uma doença viral febril, aguda, cujos sintomas incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dores musculares e perda de apetite. Também são comuns sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção sem evolução grave comumente apresenta sintomas por uma semana. (Ascom Sesau)