Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A maior indústria de abate e processamento de aves do Tocantins, a Frango Norte, com sede em Paraíso, a 64 km de Palmas, recebeu durante toda esta semana a equipe do Mobilizar, iniciativa do Serviço Social da Indústria – Sesi Tocantins que promove, em parceria com as empresas industriais, a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Sipat. O objetivo é sensibilizar a empresa e o trabalhador quanto a segurança e saúde no ambiente de trabalho (SST) para evitar afastamentos.

A programação é recheada de atividades como palestras sobre motivação de equipe, relacionamento saudável, DST/AIDS, atos e condições e inseguranças, além de teatro, apresentações artísticas, jogos (pebolim e cartas), tênis de mesa e box. Até o final do ano várias empresas do estado deverão receber a equipe do Sesi Tocantins para realização da Sipat/Mobilizar.

“Achei tudo muito interessante, aprendi coisas que não sabia e que agora vou colocar em prática para evitar acidentes, embora não tenha sofrido nenhum desde que comecei a trabalhar aqui, tive apenas crises de estresse, mas o apoio que recebi dos colegas e da empresa foi importante para minha recuperação”, conta Ionice Oliveira, que trabalha na sala de cortes da indústria. “Uso todos os equipamentos que a empresa fornece, como luva de aço, abafador e outros.  Ela se preocupa muito com a questão da nossa segurança, e eu acho isso bonito”, acrescenta.

João Miranda Silva, líder de produção, destaca que o pessoal aprendeu muito, mas também se divertiu. “Achei importante a realização este ano da SIPAT juntamente com a equipe do Sesi. Gostei de todas as atividades”, afirma.

Demonstrando satisfação, o diretor administrativo e financeiro da Frango Norte, Delvandro Vinagre Lima diz que a iniciativa do SESI é uma oportunidade para vivenciar o novo. “É a inovação realmente acontecendo dentro da nossa empresa, por isso quero parabenizar os organizadores. Em outros momentos tivemos treinamentos com qualidade, mas não como esse. A gente percebe que os trabalhadores estão bastante motivados e isso, com certeza, vai trazer bons resultados para a empresa como um todo”.

Lima explica que a empresa tem uma equipe de segurança no trabalho sólida, que tem feito um excelente trabalho, e que essa questão preocupa a diretoria, que entende que o funcionário estando protegido a empresa também está. “Por isso trabalhamos todas as práticas e treinamentos possíveis para evitar acidentes, uma vez que além de trazer um grande prejuízo para a empresa traz também para o trabalhador, que em alguns casos fica com sequelas em sua vida”, assevera, acrescentando que o objetivo maior do grupo não é apenas o lucro, bons resultados, mas também proteger o colaborador para que ele possa permanecer no mercado.

Coordenando as ações, Janaina Aragão, engenheira de segurança no trabalho do Sesi Tocantins, ressalta que Sipat deste ano está sendo diferente das outras realizadas com o Mobilizar porque está atingindo um grande quantitativo de trabalhadores, e eles estão prestando muita atenção em tudo, estão focados e participando ativamente das atividades. “A  Frango Norte foi um desafio, a produção é grande, são muitos trabalhadores e eles praticamente não param, e isso exigiu muito da equipe do Sesi para se adequar aos seus horários e necessidades”. Segundo Janaina, o foco é a sensibilização do trabalhador, fazer com que ele se sinta valorizado. “O Mobilizar este ano veio diferente, sem aquela padronização da Sipat anterior, quando os trabalhadores ficavam apenas com palestras. Desta vez estamos fazendo com que ele tenha momentos de integração no chão de fábrica, para que se sinta prestigiado e agraciado ”, finaliza.