Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Encerra dia 30 de junho, o prazo para que as famílias assentadas da reforma agrária ou beneficiárias do crédito fundiário solicitem a liquidação de dívidas adquiridas pelas linhas de crédito A e A/AC do Programa Nacional do Fortalecimento da Agricultura Familiar (PNCF). Os interessados devem procurar as agências (locais) do Banco do Brasil ou Banco da Amazônia, onde foram contraídas as dívidas. 

Na medida de quitação das dívidas, os agricultores contam com até 80% de rebate da dívida da família beneficiária do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou PNCF que se enquadram nas linhas A ou A/AC.

Essa é uma medida provisória que é valida somente para os agricultores familiares dos grupos já citados, que contraíram financiamentos até 31/12/2010, e estavam inadimplentes até 30/12/2013.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Francisco Mesquita é de suma importância que os agricultores quitem seus débitos. “Com a liquidação das dívidas, o agricultor limpa o nome, possibilitando a acessar outros benefícios ou crédito financeiros”, esclareceu.

Mesquita lembra, ainda que caso os agricultores não consigam liquidar as dívidas podem solicitar a renegociação do débito com juros mais baixos e prazo de até 10 anos.

Atualmente no Tocantins possuem cerca de 30 mil agricultores familiares inseridos nos programas PNRA e PNCF.

Pronaf A e A/C

As linhas do Pronaf A e A/C são destinadas a assentados beneficiários dos dois programas. Os produtores que se encaixam no grupo A podem pleitear o crédito para financiar atividades agropecuárias ou não-agropecuárias, para implantação, ampliação, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, de acordo com projetos específicos. Para o PNRA, o limite de crédito é de R$ 25 mil por beneficiário.

O crédito para assentados do grupo A/C é destinado ao custeio de atividades agropecuárias, não-agropecuárias, diretamente ou não, vinculadas ao investimento. O limite é de até R$ 7.500 podendo ser concedidos até três créditos de custeio.