Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu, nessa quarta-feira, 24 de junho, na Câmara dos Deputados, Audiência Pública requerida pelo deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) que busca esclarecer aos consumidores a regra tarifaria do valor das passagens aéreas no sistema de aviação brasileiro.

A Audiência foi realizada em conjunto pelas Comissões de Turismo, Viação e Transportes e de Direitos do Consumidor e contou com a presença dos representantes das companhias aéreas comerciais brasileiras, assim como o Superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, Ricardo Bisinotto Catanant e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas – ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Gaguim no seu pronunciamento questionou diversos pontos: “Porque as Companhias aéreas comercializam tarifas com valor tão discrepantes entre voos com o mesmo destino, esse padrão tarifário adotado gera uma diferença entre os preços tão grande que em muitos casos superam 800%. Isso tem que acabar!”, disse.

Gaguim continuou dizendo: “já se realizaram mais de dez audiências a até hoje não se resolveu nada! Queremos que se tomem providências para se resolver os preços das passagens aéreas no Brasil”.

Por último o peemedebista concluiu: “o cidadão sempre fica prejudicado, seja pagando preços exorbitantes, seja pagando multas nas remarcações de voos. Eu como representante do povo brasileiro, estou aqui para defender o nosso cidadão que nos cobra 24 horas”.

O deputado saiu insatisfeito da audiência por entender que as explicações apresentadas não foram suficientes, muito menos ficou convencido sobre as respostas dadas. Nesse sentido o deputado disse: “vou apresentar outro requerimento até conseguir alcançar os objetivos de todos nós consumidores”.