Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado Paulo Mourão (PT) esteve no domingo, dia 28, prestigiando a “Festa da Terra”, no Assentamento Sete Barracas, a 7 km do município de São Miguel do Tocantins, a 633 km de Palmas, no Bico do Papagaio. Paulo Mourão foi recebido pela anfitriã da festa, a líder comunitária Raimunda Gomes da Silva, conhecida como Dona Raimunda Quebradeira de Coco, além de lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT), como o presidente da macrorregional do PT no Bico do Papagaio, Edilson Santos, e o presidente do PT de Itaguatins, Noé Magalhães.

O deputado seguiu a pé da casa de Dona Raimunda até a igrejinha da comunidade que fica há poucos metros do outro lado da rua, amparando a líder comunitária que tem dificuldades para enxergar. A Igreja Santa Rosa de Lima ficou repleta de fiéis para a celebração da missa que comemora a “Festa da Terra”, a qual completa 28 anos. Após a missa, Paulo Mourão almoçou com as famílias de trabalhadores rurais.

Dona Raimunda lembra que a festa foi uma promessa feita a Deus pelas 27 famílias que viviam naquela região de conflito agrário quando ainda era uma fazenda. “Fizemos a promessa de que se essa terra fosse desapropriada sem derramamento de sangue, todos os anos iríamos reunir a comunidade e matar um boi para comemorar a Festa da Terra que foi uma conquista nossa”, relembra. O assentamento tem esse nome porque no início da ocupação da fazenda eram apenas sete barracos de palha.

A região foi desapropriada pelo Incra de forma pacífica e a “Festa da Terra” virou uma tradição comemorada todos os anos pelas famílias da região, que com o passar dos anos cresceu somando hoje cerca de 60 famílias. A defesa pela posse da terra no Assentamento Sete Barracas também fez parte da luta de Padre Josimo, assassinado em 1986 por defender a causa da reforma agrária no Bico do Papagaio, sendo reverenciado até hoje pelos assentados.

Hoje, o assentamento é como se fosse uma vila, onde as famílias tem asfalto, escola, água tratada, energia. Os assentados plantam arroz, milho, feijão e mandioca. Dona Raimunda que se tornou a líder das quebradeiras de coco do Bico do Papagaio conta que a comunidade conquistou 210 casas populares das 804 que o Governo Federal destinou para o Bico, fruto de uma luta da Associação de Mulheres Extrativistas do Babaçu.

Demandas

Após o almoço, Paulo Mourão se reuniu com Dona Raimunda e outros líderes da Associação de Mulheres Extrativistas do Babaçu. As presidentes das associações do Assentamento Lagoa, Eliane Duarte, e do Povoado Pequizeiro, Maria Divina Carvalho, pediram ajuda para a conclusão de dois galpões inacabados. Paulo Mourão garantiu a ida de um engenheiro para fazer um levantamento e orçamento para conclusão dos galpões a fim de atender as demandas das associações. O deputado também anunciou que está articulando com o dono da Granol uma visita para conhecer a usina de beneficiamento do babaçu da comunidade das Sete Barracas, para uma parceria com as associações das quebradeiras de coco.

Sítio Novo

Paulo Mourão também fez uma visita de cortesia ao prefeito de Sítio Novo, a 613 km de Palmas, Jair Abreu Farias (SD), considerado o melhor prefeito do Bico do Papagaio. O prefeito aproveitou a ocasião para pedir apoio do deputado no sentido de intermediar a liberação de emendas para o município que foram destinadas ao município pelo deputado Amélio Cayres (SD).