Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

Conhecendo de perto o trabalho da Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, estiveram com o governador Marcelo Miranda no final da tarde desta segunda-feira, 29, corregedores gerais e subcorregedores de vários estados do Brasil. Durante visita, que aconteceu no Palácio Araguaia, o governador reforçou a importância da atuação das defensorias públicas.

“Os defensores públicos merecem respeito. Quando mexe com o cidadão, não tem como ignorar. O trabalho de vocês é precioso, é uma grande missão. Parabenizo cada um de vocês por estarem em uma área que só traz coisas boas para a sociedade”, ressaltou o governador, ao desejar boas-vindas aos corregedores que estão no Tocantins para participar da XV Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas dos Estados, Distrito Federal e União.

Diferencial

Conforme a corregedora geral do Tocantins, Estellamaris Postal, o trabalho diferenciado do órgão foi um dos motivos para sediar o evento no Estado. “Eles queriam conhecer como está funcionando a Corregedoria do Estado do Tocantins e, como temos uma das melhores estruturas e até o processo correcional nosso é bem diferencial do Estado, aproveitaram a reunião para conhecer como são feitos esses procedimentos e levarem como exemplo, para poderem trabalhar da mesma forma”, comentou.

Para o defensor público geral do Tocantins, Marlon Amorim, o trabalho integrado com o Governo faz toda a diferença para o bom andamento da Instituição. “Essa imagem que os corregedores gerais de outros estados vão levar para suas regiões é positiva e mostra que a Defensoria do Tocantins é diferente, exatamente porque tem o aval do chefe do Poder Executivo, que conhece bem a instituição e, sobretudo, é preocupado com a questão social, que é o público alvo da Defensoria Pública. O governador é um entusiasta dessa ideia e a gente só tem a agradecer a deferência”, ressaltou Marlon Amorim.

Referência

Ao elogiar a atuação da Defensoria do Estado, o presidente do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais, o corregedor geral federal da Defensoria Pública da União, Holden Macedo da Silva, disse que o Tocantins hoje é referência para outros estados brasileiros. “A construção da defensoria como órgão de estado permite, por exemplo, que o Estado do Tocantins esteja na vanguarda no cenário de todas as defensorias públicas do Brasil em termos de estrutura material e pessoal, o que reverte em tributo para a própria população do Estado. É um estado novo e que está à frente de vários estados brasileiros. Essa postura de colaboração e apoio que o governador dá à sua Defensoria Pública certamente reflete em benefícios para o cidadão carente do Estado”, destacou.

Participaram do encontro representantes da União, do Distrito Federal e dos estados do Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Também estava presente o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Tocantins, Neuton Jardim dos Santos, e o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres.