Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Oitenta e três alunos de Palmas e Gurupi receberam seus certificados de conclusão do ensino médio ofertado juntamente com três cursos profissionalizantes em formaturas realizadas nos dias 29 e 30/06, nos dois municípios, respectivamente. A modalidade de ensino é a Educação de Jovens e Adultos (Eja) que oferece Educação Básica (ensino médio) articulada com o Ensino Profissionalizante (Ebep) por meio da parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Em Palmas, a formatura teve como empresa madrinha a Construart, representada pelo proprietário Guilherme Costa. A solenidade, realizada na noite da última segunda-feira, 29/06, no Instituto Federal do Tocantins, contou com a presença da gerente executiva do Sesi, Olívia Coelho, a gerente da Unidade Sesi Palmas, Patrícia Ferreira, a gerente da Unidade Senai Palmas, Mychelly Simões, os professores padrinho e homenageada, respectivamente, Mário Quintas e Laciene Marinho, além dos familiares dos 57 concluintes da capital.

Juntamente com o ensino médio gratuito, ofertado pelo Sesi, foi ministrado pelo Senai os cursos de Assistente Administrativo e Operador de Microcomputador, em Palmas, e Assistente Administrativo, Secretariado e Recepcionista, em Gurupi. A Eja/Ebep reúne, em geral, jovens e adultos que interromperam seus estudos e querem retomá-los sem comprometer suas atividades profissionais. Para isso, eles cursam o ensino médio em 1 ano e meio e já acrescentam aos seus currículos cursos técnicos oferecidos simultaneamente aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho.

“A metodologia que utilizamos nesta modalidade envolve o aluno num processo que conduz a resultados por meio da coragem e o desafio, mesmo aqueles que não tenham conseguido concluir seus estudos na época oportuna”, disse a gerente do Sesi/Senai em Gurupi, Núbia Almeida. 

É o caso do auxiliar de estocagem, José Luís Rocha, que após 7 anos de sua última tentativa de retomar os estudos procurou o Sesi em busca da oportunidade e facilidade de concluir o ensino médio por meio da Eja/Ebep. Aos 47 anos, ele participou de sua primeira formatura e já faz planos em conjunto com sua filha, Josllane Rocha, que concluiu o curso junto com o pai em Palmas. “Parei de estudar por trabalhar a noite toda e ainda tentei durante o dia mas ficava cochilando, aí parei. Vou fazer uns cursos técnicos e minha filha vai fazer faculdade”, planeja José Luís.

Também compuseram a mesa de honra da formatura desta terça, 30/06, em Gurupi, a diretora regional da Secretaria Estadual de Educação, Marlene Freitas, a coordenadora pedagógica do Sesi, Leomara Martins e a agente de educação do Senai, Julliana Rodrigues. A empresa madrinha da Eja/Ebep em Gurupi é a Colorin Tintas.