Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com uma programação diversificada que contará com atrações regionais e outras de renome nacional, começa a partir desta sexta-feira, 03, em praticamente todos os municípios tocantinenses que possuem atrativos turísticos, a Temporada de Praia 2015. As estruturas contam com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), do Governo Federal por meio do Ministério do Turismo e da Assembleia Legislativa por meio de emendas parlamentares dos deputados.

Tendo como eixo temático os rios Araguaia e Tocantins, as praias sazonais também acontecem em demais corpos hídricos do Estado, aproveitando a potencialidade turística aliada à tranquilidade e à segurança das cidades tocantinenses. Além das belezas naturais, a temporada de praia movimenta a economia local, gera renda e postos de trabalho a milhares de pessoas em estabelecimentos como pousadas, restaurantes, bares e pequenos comércios, durante os meses de julho a agosto.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, o turista tocantinense, do Brasil e do mundo que aqui chega tem a oportunidade de aproveitar várias praias fluviais de águas limpas, mornas e de uma beleza ímpar. “Convidamos todos a passarem as férias e aproveitarem as praias tocantinenses, mas com responsabilidade ambiental, não jogue lixo nas praias e nos rios, porque devemos preservar nossas belezas naturais para que possamos usá-las de novo nos próximos anos. Faça do Tocantins a sua praia”, disse o Secretário.

Parcerias

Este ano, a Sedetur contará com parceiros importantes na divulgação e realização da temporada de praias, como a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Agência de Fomento, Procon, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Polícia Militar Ambiental, Odebrecht Ambiental Saneatins e os municípios realizadores de temporada de praias.

Pesquisa e Educação Ambiental

Durante os dias de lazer, serão realizados questionários nos municípios de Araguatins, Araguacema, Pedro Afonso, Peixe e Tocantinópolis, visando identificar o perfil dos turistas e visitantes. Já para levantar a discussão ambiental durante a temporada de praias, a Semarh vai realizar nos municípios de Araguacema, Araguatins, Pedro Afonso e Tocantinópolis, o projeto “Praia Consciente”, onde serão capacitados mobilizadores locais que deverão atuar de maneira educativa orientando banhistas e usuários dos equipamentos de lazer sobre as questões ambientais e de sustentabilidade.

Principais Praias Tocantinenses

Eco Praia Rio Sono -   Pedro Afonso  ( 173 Km) - Rio Sono – região Nordeste. É um dos points da temporada 2011.  A estrutura  construída em uma ilha e  conta com  bares e restaurantes, espaço para construção de barracas, banheiros químicos, quadras para voleibol e   futebol, área de camping e palco.  Acesso pela BR 153, BR 235 e TO 010.

Praia da Gaivota -  Araguacema (275 Km) – Rio Araguaia – Centro-Oeste.  É uma das maiores praias tocantinenses em extensão e beleza. Por isso é  muito  pelos turistas na temporada de férias. A praia é ideal para quem gosta de aliar lazer, natureza e muito agito.  Nesta época do ano, muitas pessoas praticamente mudam para a praia que conta com iluminação, água tratada, telefone público, internet, palco, pista de dança,  barracas de alimentação,  e área de camping. Acesso pela BR 153, TO 245, TO 080 ou TO 370. Possui duas das maiores praias tocantinenses em extensão e beleza. Visite também as praias do Meio, do Camaleão e da Madalena.

Praia da Tartaruga – Peixe - (320 km) – rio Tocantins -  Região Sul. A Praia da Tartaruga está a 15 minutos de barco da cidade e fica próxima à Ilha do Tropeço, com 365 ilhotas. Tem grande concentração de quelônios. Oferece área de camping em meio à infraestrutura básica.  Visite também Praia do Peixe, com 3 km de areias brancas e opções para a pesca e canoagem. Acesso pela BR 153, BR 242, TO 220. Rio Tocantins.

Praia Porto Real – Porto Nacional (66 Km) – Rio Tocantins – região Central.  Os banhistas podem desfrutar das estruturas com barracas de alimentação e bebidas, palco para shows, atividades de lazer e esporte, atendimento de saúde e segurança. Acesso pela BR 153, BR 242 e TO 050.

Praia Ponta da Areia – Araguatins  ( 660 Km) – Rio Araguaia - Extremo Norte do Estado. Lá, o Rio Araguaia está margeado por rica fauna e flora. Visite também as praias do  Raimundo e São Bento. Acesso pela BR 153 até Darcinópolis, em seguida pela TO 134 até a BR 230 (Transamazônica), e daí até a cidade de Araguatins.

Principais programações:

Programação Araguacema

10 de julho -  Banda Nevada

11 de julho – Menina Faceira – Nacional

17 de julho – Edipherente

18 de julho – Chicabana – Nacional

23 de julho – Pagode Cia Celebrai – Banda Gospel

24 de julho – Gabriel Gava – Nacional

25 de julho – Papazoni – Aricia Silvia, panicat do programa Pânico na TV – participação especial no Miss Veraneio 2015

28 de julho – Banda Clave/Walmireno Show

Programação Caseara

10 de julho – Thiago Costa

11 de julho – Lapada de Luxo

17 de julho – Cristiano Matos e Daniel

18 de julho – Banda Capim Cerrado / Marcelo Linares

25 de julho – Mistura Louca / Banda Brotos

26 de julho – Pagodão AS

31 de julho – Forró Pancadão dos Mulecks/ Forró Garota Suada

01 de agosto – Serrado Elétrico ao Vivo/ Banda Mistura Brasileira

Programação Pau D’Arco

11 de julho – É Dipherente

18 de Julho – Felipe e Matheus

25 de julho – Balagandaya

01 de agosto – Paulo Victor e Gabriel

Programação Pedro Afonso

03 de julho – Balançai

04 de julho – Saiddy de Bamba

05 de julho – Axerife

10 de julho – É Dipherente

11 de julho – Cleber e Kauã

12 de julho – Menina Faceira

14 de julho – Gabriel Gava

18 de julho – Balagandaya

19 de julho – Chicabana

24 de julho – Grupo Kente

25 de julho – Suíte de Luxo

26 de julho – Kuarto de Empregada

31 de julho – Pagodão S/A

1º de agosto – Timbalaiê

 Programação de Peixe

 04 de Julho -Banda Édipherente

11 de Julho  -Banda Pé de Moleque/Banda Skema do Brasil/Banda Motoca Show

17 de Julho - Grupo Eskala /Dezinho dos Teclados

 18 de Julho - Banda Papazzoni

 25 de Julho - Gabriel Casttro / Banda Swing Envolvente/ Banda Nevada

 26 de Julho -Suíte de Luxo

 01 de Agosto - Banda Prestígio Show e mais top's DJ's e locutores

Programação Porto Nacional

04 de julho – Banda Nu Comando

05 de julho – Psirico

11 de julho – Doce Balanço

12 de julho – Marcelo & Adriano

18 de julho – Quebraê / Ronário dos Teclados

19 de julho – Harmonia do Samba

25 de julho – Chiclete com Banana

26 de julho – Banda Açaí

01 de agosto – Parangolé

02 de agosto – Maycon & Companhia