Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa O governador Marcelo Miranda participa do 1º Fórum dos Governadores do Brasil Central O governador Marcelo Miranda participa do 1º Fórum dos Governadores do Brasil Central

Com potencial para ser uma das molas propulsoras do desenvolvimento do Brasil, o Tocantins, os três estados da região Centro-Oeste e o Distrito Federal deram um importante passo na manhã desta sexta-feira, 3, ao se reunirem em Goiânia, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Durante o 1º Fórum dos Governadores do Brasil Central, os gestores debateram pontos de interesses da região, que foram documentados pelos governadores dos cinco estados brasileiros na Carta de Goiânia. 

Durante reunião, o governador Marcelo Miranda destacou a importância do Tocantins fazer parte da junção de estados. “Sei da importância dessas discussões. O Tocantins não poderia ficar de fora. Apoiaremos as propostas debatidas aqui e faremos o possível para que elas se tornem uma realidade”, comentou, ao destacar o momento ímpar do Tocantins no processo de desenvolvimento regional. “Vivemos um grande momento. Se não nos unirmos, as coisas não acontecem. E só vão acontecer com pessoas comprometidas com a nação brasileira”, enfatizou.

Incentivados pelo ministro chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, os representantes dos estados da região central se reuniram não só para resolver seus próprios problemas, mas também para sinalizar o novo caminho para o País. “Uma estratégica de desenvolvimento nacional, produtivista e capacitadora. Os primeiros passos dessa estratégia na agropecuária, na logística, industrialização, educação, fomento do empreendedorismo de vanguarda, ciência e tecnologia. O Brasil se caracteriza, sobretudo, pelo seu dinamismo, por uma vitalidade assombrosa que aparece de forma mais pura e concentrada no Brasil Central. Falta criar um instrumento para transformar a vitalidade em projeto, e estamos começando hoje e aqui”, explicou o ministro.

Para o governador de Goiás, Marconi Perillo, os cinco estados que compõem o Centro-Oeste têm condições de sobressair às crises nas quais se encontram. “Nossa região é diferenciada. Não estamos imunes às crises, mas estamos enfrentando com criatividade, debate, participação democrática da sociedade e buscando criar uma série de outras oportunidades. Com planejamento e uma boa estratégia, nós do Brasil central temos convicção de que vamos sair primeiro da crise”, disse Perilo.

Agência

Deste primeiro encontro ficou definido que será criada a Agência Brasil Central, que deverá orientar e financiar as políticas de desenvolvimento da região. Conforme o secretário estadual de Planejamento do Estado do Tocantins, David Torres, a ideia é que, na próxima reunião, já haja um minuta para a criação jurídica da agência. “Temos um mês para trabalhar esse material e, a partir dessa constituição, daremos os próximos passos de trabalho”, explicou. O estado de Rondônia também será convidado a integrar o bloco.

Entre os compromissos da Carta de Goiânia, ficou acertado o trabalho para dar vitalidade à Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), propondo o enfrentamento às grandes desigualdades que persistem dentro de nossa região e de nossos estados e do Distrito Federal. O documento foi construído com a participação dos secretários de Planejamento dos estados da região, em reunião que antecedeu o Fórum dos Governadores.

Participação

Além dos governadores do Tocantins e Goiás, participaram da reunião os gestores do Mato Grosso, Pedro Taques; Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana; além dos secretários de Planejamento desses cinco estados.

Por conta de compromissos com a presidente da República, Dilma Rousseff, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, chegou ao final da reunião. Na comitiva do Tocantins também estava presente o secretário da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira.

Próximos encontros

Com o compromisso de se reunirem com frequência nas capitais dos estados participantes, as próximas reuniões já estão agendadas. No dia 7 de agosto o encontro acontece no Mato Grosso; em 4 de setembro, no Tocantins; no dia 2 de outubro, no Mato Grosso do Sul; e em 6 de novembro, em Brasília. (Secom-TO)