Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Heitor Iglesias Entre os temas trabalhados na oficina estão saúde sexual, saúde do homem e da mulher e composição da sexualidade Entre os temas trabalhados na oficina estão saúde sexual, saúde do homem e da mulher e composição da sexualidade

Para acabar com tabus sobre temas considerados delicados e tornar cada vez maior o número de profissionais de saúde aptos a colaborar para que o acolhimento da rede de atenção à saúde seja mais humano e plural, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ofereceu a 22 técnicos a oficina “Sexualidade e suas várias expressões”. A oficina aconteceu nas dependências da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus), em Palmas, entre os dias 29 de junho e 3 de julho. 

A proposta da oficina é desmistificar temas ligados à sexualidade e capacitar servidores com afinidade e perfil didático para atuar como multiplicadores da temática nos serviços de saúde. 

Entre os temas trabalhados na oficina estão saúde sexual, saúde do homem e da mulher, composição da sexualidade, diversidade e reconhecimento de gêneros, violência sexual, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), etc. Também houve espaço para dinâmicas, compartilhamento de experiências e depoimento de um homossexual e um transexual sobre vivências relacionadas à sexualidade. 

Segundo a técnica da Área Estadual das DST/Aids, Valéria Ribeiro, a proposta “é sensibilizar cada vez mais profissionais sobre a importância de se trabalhar o tema saúde sexual e colaborar para o fortalecimento da rede de  atenção à população, de forma a gerar um acolhimento mais humano e para que seja quebrada qualquer resistência sobre esses temas”. 

Oficina 

Entre os participantes estão profissionais do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), enfermeiros residentes do Serviço de Atenção Especializada Henfil, técnicos da Gerência Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, uma liderança indígena da etnia Karajá, um representante do segmento evangélico, técnicos da  Atenção Básica e da Etsus. A oficina é ministrada pela enfermeira e sexóloga Sâmia Chabo. (Ascom Sesau)