Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A oitava edição da Aldeia Jiquitaia está chegando. Enquanto ela não dá as caras, é hora de se programar e realizar as inscrições para as oficinas do evento. São quatro oficinas voltadas para atores, estudantes e artistas em geral. O prazo final para garantir a participação é na próxima quinta-feira, dia 9 de julho. As inscrições são gratuitas. Quem se interessar, basta enviar um e-mail para teatrosescpalmas@sescto.com.br e solicitar a ficha de inscrição. Preencha-a, e a envie novamente para garantir seu cadastro. 

A primeira oficina acontece em 20 de julho. “A arte de contar histórias” é voltada para professores, atores e pesquisadores de contação de histórias. O curso faz parte do Projeto Palco Giratório do Sesc e consiste em aprimorar e desenvolver a arte de contar histórias. 

Utilizando o corpo e a voz do contador, de maneira prática e lúdica, ao mesmo tempo, o objetivo é melhorar a atuação e a performance dos contadores de histórias. O Grupo Estação de Teatro, do Rio Grande do Norte, é o responsável pela oficina, que dura 6 horas e tem capacidade para receber 20 pessoas. 

Outra oficina do Palco Giratório acontece no dia 21. São ofertadas 15 vagas, destinadas principalmente para atores e estudantes de teatro. O grupo gaúcho De pernas pro Ar apresenta “O ator inventivo” e busca fomentar o lado criativo do ator através do uso correto de seu corpo e de objetos com os quais ele pode interagir, experimentando novas formas de atuação. 

No dia 24 de julho, é a vez de debater e praticar o exercício da arte em locais não voltados exclusivamente para esse fim como, por exemplo, uma rua. O objetivo da oficina é estreitar relações entre a arte e a vida. A aula tem 20 vagas, voltadas aos estudantes de artes visuais, dança e teatro, e é coordenada pela carioca Cláudia Müller. 

“Palhaço, o poeta da cena” encerra a programação no sábado, 25 de julho. Vinte vagas estão disponíveis para artistas em geral que desejam entrar no mundo dos palhaços. A vivência, a linguagem, as técnicas, tudo o que um bom palhaço precisa ter será ensinado pelo paranaense Tiago Marques. 

Aldeia Jiquitaia

A mostra cultural do Sesc Tocantins será realizada entre os dias 20 e 26 de julho. São seis dias de apresentações musicais e teatrais, performances, lançamento de livros, apresentações circenses, exibição de filmes e documentários e muitas outras atrações. 

O nome da mostra vem de uma dança alegre, atribuída aos escravos e que faz parte da cultura tocantinense. Jiquitaia também é o nome dado a uma espécie de formiga vermelha que possui uma picada ardida.