Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) venceu sete lotes da Chamada Pública SR (26)TO nº 01/2014, do Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra), cujo resultado preliminar foi publicado no Diário Oficial da União de n° 125. Os lotes somados garantem recursos na ordem de mais de R$ 15,6 milhões ( R$ 15.638.828,92) e beneficiarão 8.405 famílias de 129 assentamentos em 39 municípios das regiões central, norte, sul e sudeste do Tocantins.

De acordo com a diretoria  de extensão rural do Ruraltins, a proposta abrange a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural,  de natureza continua, por meio de atividades individuais, coletivas e complementares, compreendendo o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação no contexto da implementação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater) e do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater), para os assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra e ainda não titulados e/ou consolidados, no Estado do Tocantins.

Para o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, a conquista dessa chamada representa a consolidação da qualidade dos serviços prestados aos agricultores familiares. “Penso que o resultado reflete o nosso bom histórico de serviços prestados à agricultura familiar, especialmente nos projetos de assentamento. Temos que mostrar, cada vez, mais essa nossa identificação e eficiência, pois temos um quadro técnico bastante qualificado”, avaliou.

Chamada pública

A Chamada Pública Incra SR (26)TO nº 01/2014 foi aberta em dezembro de 2014, visando selecionar empresas para prestar assessoria técnica, social e ambiental, de natureza contínua, por meio de atividades individuais, coletivas e complementares para beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária.

O período de execução das atividades será de 12 meses, contados a partir da assinatura do contrato.

Os  Municipios contemplados são Araguaina, Arapoema, Babaçulândia, Filadélfia, Nova Olinda,  Palmeirante, Piraquê, Wanderlândia, Araguatins, Augustinópolis, São Bento do Tocantins,  Axixá , Carrasco Bonito, Itaguatins, Praia Norte, Sampaio, São Miguel do Tocantins , Sítio Novo, Couto Magalhães, Goianorte, Pequizeiro, Recursolândia, Rio dos Bois, Santa Maria, Tupiratins, Chapada da Natividade, Dianópolis, Natividade, Santa Rosa, São Valério , Taguatinga, Araguacu, Dueré, Figueirópolis, Peixe, Talismã, Arogominas,  Muricilandia  e Santa Fé do Araguaia.