Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foi positivo o resultado da participação dos artesãos tocantinenses que representaram o Estado na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), maior evento do gênero na América Latina. É o que aponta um balanço apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Segundo a coordenadora da Economia Criativa da Secult, Gilceia Medeiros, foram vendidas 3.840 peças, contabilizando mais de R$ 70 mil em vendas diretas, além das encomendas para entregas posteriores.

A participação dos artesãos foi viabilizada pela Secult, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O dinheiro arrecadado com as vendas foi pago diretamente às seis associações de artesãos do Estado participantes do evento.

Segundo a coordenadora da Economia Criativa da Secult, o órgão teve o papel de coordenar o estande montado na feira, além de representar e fomentar a divulgação do artesanato e da cultura tocantinense para outros lugares e povos. “É de grande importância para o Tocantins, a participação dos seus artesãos, tanto nessa como em outras feiras organizadas pelo PAB, visto que, nelas, eles têm grandes oportunidades de negócios, além de divulgar seus trabalhos e levar o nome do nosso Estado como fomentador do artesanato e da cultura do nosso povo”, disse.

Gilceia Medeiros comentou ainda que a maioria das peças vendidas pelos artesãos foram as confeccionadas em capim dourado, principalmente os adornos, como brincos, colares e terços. “Também foram vendidas peças de sementes (biojoias), cestarias, coco babaçu e jatobá, além do artesanato indígena”, concluiu.

Programa do Artesanato Brasileiro

O PAB foi instituído com a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que valorizam o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, bem como desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal, no entendimento de que artesanato é empreendedorismo.

A XVI Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) foi realizada entre os dias 2 e 12 de julho de 2015, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A edição deste ano homenageou o poeta popular Lourival Batista, imortalizado como Louro do Pajeú, e ao artesão Manoel Borges da Silva, lembrado como mestre Nuca de Tracunhaém. 

A feira, considerada a maior do segmento na América Latina, atraiu um público superior a 320 mil pessoas. Mais de cinco mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, do Brasil e uma participação recorde de 51 países dividiram cerca de 800 espaços, numa área de 29 mil m², no pavilhão do Centro de Convenções. (Secom/TO)