Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Programa de Inclusão Digital do portal de educação a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) traz várias novidades agora em julho. Além de ter todos os seus conteúdos atualizados, incluindo novas ferramentas e versões de softwares, o programa passa a oferecer níveis intermediários nos cursos de Word, Excel, Informática e Internet.

“Esses cursos de nível intermediário atendem a uma demanda dos próprios alunos” – comenta Larissa Arêa, gestora da EaD Senar. “Desde que o portal foi lançado, em 2010, ele oferece gratuitamente à população rural cursos básicos do Programa de Inclusão Digital e, com o tempo, nosso público foi sentindo a necessidade de avançar um pouco mais nos conteúdos”, explica.

Outra grande inovação nos cursos de inclusão digital é o uso de simuladores para facilitar a aprendizagem. “As aulas estão muito mais dinâmicas e interativas” – observa Larissa. O curso de Digitação incorporou até um game para que o aluno possa fixar melhor o conteúdo. De graça e a distância, os cursos do portal http://ead.senar.org.br/ são uma excelente oportunidade para quem vive ou trabalha no campo e não tem como frequentar aulas presenciais.

Informática  especial para o campo

Nove cursos estão disponíveis no Programa de Inclusão Digital da EaD Senar: Primeiros Passos no Canal do Produtor; Primeiros Passos no E-mail; Word 2010 Básico; Excel 2010 Básico; Informática e Internet Básico; Digitação; Informática e Internet Intermediário; Word 2010 Intermediário e Excel 2010 Intermediário. São todos livres e abertos a participantes com mais de 14 anos de idade e contam com um diferencial importante para pessoas do meio rural: conteúdos e linguagem são pautados na realidade do campo.

Os cursos de nível intermediário, segundo Larissa, estão ainda mais adequados ao universo agrícola. “Eles foram criados com a proposta de aplicação dos conhecimentos de informática e internet às atividades rurais.  Ensinam de maneira mais detalhada como o computador, a internet e os dispositivos móveis podem ser usados nas tarefas do dia a dia para impulsionar os negócios”.

No curso Informática e Internet Intermediário o aluno aprende desde o funcionamento dos computadores, dispositivos móveis e sistemas operacionais, até a monitorar sites para ficar em dia com o mercado agropecuário e otimizar os negócios. O Word 2010 Intermediário ensina não só a configurar documentos, mas também como inserir neles formas, tabelas, gráficos, cores, plano de fundo, quebras, seções, sumários, etc. No Excel 2010 Intermediário, o conteúdo inclui uso de fórmulas para cálculo de dados, criação e formatação de tabelas dinâmicas, aplicação de vários tipos de gráficos, uso e recursos da tabela Auto Soma, entre outros. A programação completa pode ser acessada no site.