Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O projeto Painel de Indicadores vai mostrar impacto das ações do Governo durante a Temporada de Praias 2015 nos municípios

O projeto Painel de Indicadores vai mostrar impacto das ações do Governo durante a Temporada de Praias 2015 nos municípios Foto: Maradona

Foto: Maradona O projeto Painel de Indicadores vai mostrar impacto das ações do Governo durante a Temporada de Praias 2015 nos municípios O projeto Painel de Indicadores vai mostrar impacto das ações do Governo durante a Temporada de Praias 2015 nos municípios

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur), em parceria com outros órgãos e instituições governamentais e não governamentais, está desenvolvendo o projeto “Painel de Indicadores da Temporada de Praias 2015” envolvendo quatro municípios durante o período oficial de praias no Tocantins, que este ano foi iniciada em 1º de julho com encerramento previsto para 2 de agosto próximo.

De acordo com o diretor de Planejamento e Projetos Estratégicos da Sedetur, Marcos Miranda, o objetivo é mensurar os resultados das ações de Governo nos municípios onde a temporada de praias acontece. “O Governo do Estado é um grande parceiro dos municípios para a realização da temporada oficial de praias, dando apoio para estruturação, ordenamento, qualificação de serviços e realização de estudos e pesquisas. O que vamos fazer com esses indicadores, será mensurar o resultado dessas ações”, afirma o diretor.

O projeto prevê a elaboração e o acompanhamento de indicadores em diversas dimensões: econômica, ambiental, social, turística, educacional, assim como nas áreas de esporte, cultura e lazer; medindo a qualidade da ação de Governo nas praias, assim como o impacto dos eventos na temporada nos municípios. O trabalho permite levantar informações como a movimentação financeira gerada pela temporada, a geração de empregos no período, o registro de ocorrências de agravos e doenças contagiosas, o registro de crimes ambientais, entre outras.

Para Marcos Miranda, essas informações são de grande importância para a melhoria da qualidade das praias e para aperfeiçoar a ação governamental em prol da sociedade local.

Além de técnicos e servidores estaduais, foram contratados e treinados monitores entre a população local de cada município em que o projeto está sendo desenvolvido, que são Araguacema, Araguatins, Pedro Afonso e Tocantinópolis.

O relatório final está previsto para ser concluído e divulgado até o dia 25 de setembro.

Parceiros

Para a realização do projeto “Elaboração do Painel de Indicadores”, a Sedetur  criou um Comitê Gestor formado pelos órgãos e instituição parceiros, que são: Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM-TO). Departamento de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran-TO), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesau) e Saneatins/Odebrecht. (Secom/TO)