Educação

Foto: Divulgação Bruno também ganhou ouro na olimpíada de 2014; na imagem, ele e o professor William Carlos Bruno também ganhou ouro na olimpíada de 2014; na imagem, ele e o professor William Carlos

O estudante Bruno Barros Sousa, da Escola Paroquial São Miguel, de Xambioá, embarca nesse sábado, 18, para o Rio de Janeiro, onde receberá medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A cerimônia acontece na segunda-feira, 20, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

No Tocantins, cerca de 300 jovens já foram beneficiados com medalhas de ouro, prata e bronze, na competição. Na décima edição, o Tocantins recebeu uma medalha de ouro, 12 de prata, 61 de bronze e 107 menções honrosas.

Bruno, de apenas 13 anos, é medalhista de ouro pela terceira vez consecutiva na Obmep. Nessa edição, ele é o 21º colocado entre os 500 alunos que tiveram melhor classificação, em nível nacional.  Além da medalha, ele também garantiu vaga no Programa Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), para aulas com professores do Ministério da Educação e Cultura e no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC).

Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicasé uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 1800 alunos participaram do programa como ouvintes.