Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Equipe de Itapiratins comemora ida para a final da Olimpíada de História

Equipe de Itapiratins comemora ida para a final da Olimpíada de História Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Equipe de Itapiratins comemora ida para a final da Olimpíada de História Equipe de Itapiratins comemora ida para a final da Olimpíada de História

O Tocantins levará nos dias 15 e 16 de agosto, a Campinas-SP, 6 estudantes para a final da 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Os estudantes foram aprovados entre mais de 40 mil inscritos no País. Pela primeira vez, o Estado leva à final duas equipes: uma composta por três alunas da escola Adolfo Bezerra Menezes, em Araguaína; e a segunda, com três alunas da escola Rezende de Almeida, em Itapiratins.

A Olimpíada teve início em 2009 e tem sido sucesso entre alunos e professores de todo o País. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.

De acordo com a diretora regional de Educação de Araguaína, Maria Florismar do Espírito Santo, esta é uma oportunidade ímpar do Tocantins ser representado em âmbito nacional. “Para o Estado é um ganho ver os alunos prosperando e se dedicando. Ter dois grupos selecionados, é sinal de que o nosso ensino também está sendo de qualidade”, afirmou.

Para o diretor da escola Adolfo Bezerra Menezes, professor Edilson Pinto Ribeiro, o Tocantins vive um momento em que as escolas estaduais estão mostrando o nível de conhecimento dos alunos. “Nosso ensino de qualidade está sendo refletido nacionalmente. Nossas alunas são do 9º ano e concorreram com alunos do Ensino Médio. Ficamos muito felizes com esse resultado”, comemorou.

O professor de História, Itamir Rodrigues da Silva, que motivou as alunas do colégio Adolfo Bezerra, a engajarem nos estudos, se diz satisfeito com resultado. “Essas alunas passaram por cinco etapas e agora podem sair vencedoras de uma premiação nacional. Chegar à final está sendo merecido, pois acompanhei todo o esforço das alunas no decorrer dos estudos”, disse.

Segundo a diretora regional de Educação de Colinas, Teônia Cássia de Maria Medeiros, a equipe de Itapiratins está colhendo o fruto de um esforço coletivo. “Não tem coisa melhor do que ver o município se sobressair a nível nacional. Para nós, é satisfatório ter esse reconhecimento, de um esforço coletivo, a nível nacional”, ressaltou.

A equipe das meninas de Itapiratins foi orientada pela professora Aletícia Rocha. Ela afirmou que as orientações eram feitas três vezes durante a semana, mas que também ficava à disposição da equipe no decorrer dos dias. “Nossa expectativa está muito boa, pois temos a chance real de ganhar. O preparo das meninas foi muito bom e elas estão bastante otimistas com o resultado”, contou.

Finalistas

Grupo 1- Adolfo Bezerra Menezes

Raquel dos Reis Valadares

Nariana Beatriz Pereira Nogueira

Thays Llane Monique Pereira da Silva

Orientador: Itamir Rodrigues da Silva

Grupo 2- Rezende de Almeida

Nathalya Barbosa Azevedo

Olívia Pinto Pereira

Thais Coelho Pires

Orientadora: Aletícia Rocha da Silva