Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma equipe técnica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) está cumprindo um cronograma de inspeções para fazer levantamento de pessoal e de funções, prestar orientações sobre o sistema DetranNet e esclarecer dúvidas sobre assuntos referentes a veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O grupo formado pelo diretor de Operações, Francisco Antonio Benevides; a gerente de Sistemas e Registros Nacionais, Claudineide Martins; e a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Carla Marzovilla esteve nas Ciretrans de Pedro Afonso, Itacajá, Guaraí, Miranorte e Miracema.

A gerente de Sistemas e Registros Nacionais, responsável pelo Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan), Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e o Sistema Nacional de Gravames, orientou os servidores sobre o prazo para o envio dos recursos de multas, transferência de pontuação, transferência de veículos de outro estado para o Tocantins, transferência de prontuário de CNH de outro estado para o Tocantins, e a inclusão ou baixa de alienação.

Esta mesma gerência esclareceu aos servidores sobre o encaminhamento dos CRVs (Certificados de Registros de Veículos) e CRLVs (Certificados de Registros e Licenciamentos de Veículos) cancelados para o banco de dados do Detran-TO, Denatran, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e da Polícia Civil como forma de evitar a clonagem de veículos e a regularização de veículos roubados.

Outras orientações foram sobre a multa de recibo - quando expira o prazo para a transferência de veículo após o preenchimento do recibo; o cadastro do auto de infração; a atualização de endereço; inconsistência do SNG – quando o gravame é informado incorretamente; CRV inválido e o efeito suspensivo automático – referente às penalidades impostas pelo condutor.

A gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas realizou a readequação das funções de cada servidor das Ciretrans, para um melhor atendimento ao público; definiu horários de trabalho; sanou dúvidas a respeito do Plansaúde e orientou sobre férias, justificativas e faltas e ponto eletrônico.

A gerência de Tecnologia da Informação fará a readequação dos acessos ao sistema DetranNet, que possibilita a obtenção de informações sobre veículos, CNHs, multas, assuntos jurídicos, vistorias, e recursos de infrações.

Para o diretor de Operações, Antonio Benevides, as visitas foram satisfatórias. “Conhecemos de perto as demandas de cada Ciretran, fizemos um levantamento, e agora, vamos solucionar todas as questões. Estamos à disposição de todos”, disse.

Ciretrans

As Unidades prestam os serviços de emissão de documentos de veículos, abertura de processos para Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vistorias, atendimento jurídico, protocolo de recursos de multas, transferência de pontuação e de veículos, e inclusão e baixa de alienação. (Ascom Detran)