Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Por meio do Programa Tocantins Produtivo, o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), vai retomar o projeto de geração de emprego e renda Zig Zag. Nesta terça-feira, 28, a partir das 14h30, os agentes produtivos – responsáveis pelas ações do Tocantins Produtivo nos municípios parceiros – vão participar de um treinamento na Sedetur para dar andamento ao projeto.

Inicialmente, o Zig Zag vai ser implementado nas cidades de São Félix do Tocantins, Pium, Araguacema, Dois Irmãos e Caseara. A proposta é a mesma de quando foi criado, ainda em 2006, pelo governo Marcelo Miranda: favorecer a economia dos municípios por ele contemplados, por meio da indústria de confecção.

Na época, o projeto chegou a atender a pelo menos 40 municípios de diversas regiões do Tocantins, levando formação e aperfeiçoamento aos profissionais que atuam no setor. Como no passado, o projeto é retomado com o propósito de promover a inclusão social e econômica, com foco na implantação de uma indústria de confecção no Tocantins. A ideia é que os beneficiados se organizem e, a partir daí, possam prestar serviços de maior escala.

Diretor de Desenvolvimento Econômico da Sedetur, Eremilson Leite pontuou que o projeto está sendo retomado para fomentar  a economia regionalizada e colocar novamente em uso os maquinários adquiridos e utilizados no projeto quando estava ativo. Os resultados, conforme avaliou, são positivos e duradouros. “Nós temos cases de sucesso em algumas cidades onde, através da qualificação da mão de obra voltada para a indústria da confecção, profissionais que fizeram parte do projeto criaram seus ateliês  e ainda hoje geram sua própria renda através do projeto”, citou.

Tocantins Produtivo

O Tocantins Produtivo é uma iniciativa direcionada ao fortalecimento dos micros e pequenos empreendedores, aproximando ações públicas da iniciativa privada e do terceiro setor, para promover o desenvolvimento socioeconômico, principalmente com a geração de emprego e renda.

De acordo com Eremilson Leite, no Programa estão inseridos diversos projetos como o Zig Zag, todos voltados para a promover o desenvolvimento econômico e qualidade de vida à população. (Ascom Sedetur)