Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

Com vistas a uniformizar as orientações para organização da campanha de vacinação da poliomielite, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reúne nesta terça-feira, 28, coordenadores municipais e técnicos de salas de vacina de todo o Estado na Reunião Macrorregional da Campanha Nacional Contra Poliomielite e Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. O encontro acontece no auditório da Reitoria da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), em Palmas, a partir das 8h30.

A proposta é a preparação dos municípios para a realização da campanha contra paralisia infantil (poliomielite) e da campanha de atualização do cartão de vacinas, programadas para a segunda quinzena do mês de agosto.

No sábado, 15 de agosto, acontece o Dia D de Vacinação, data em que todas as salas de vacina do Estado permanecerão abertas das 8 às 17 horas para atender a comunidade.

Atualização e gotinha 

Com relação à campanha de multivacinação, a gerente estadual de Imunização, Rosângela Bezerra, acrescenta que a estratégia é oferecer a população em geral as vacinas necessárias para a atualização do cartão.  Já a campanha contra a paralisia infantil visa imunizar pelo menos 95% de todas 111.390 crianças com menos de cinco anos de idade. “Nesta campanha será aplicada a vacina contra poliomielite oral independente de a criança já ter sido vacinada anteriormente”, informa a gerente. 

O último caso de paralisia infantil no Brasil foi registrado município de Souza (PB) em 1989. Em 1994, o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem. (Ascom Sesau)