Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Será realizada nessa quarta-feira, 29, a terceira fase do concurso para agentes de trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) de Araguaína. Esta fase será a avaliação psicológica e perfil profissiográfico; e será feita no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), a partir das 8 horas. Ao todo, foram convocados 109 candidatos, em lista publicada no último dia 17 de julho, no site da Fundação Universa (www.universa.org.br).

A Fundação orienta que os candidatos deverão comparecer no local com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado, apresentando a documentação exigida de acordo com o Edital do Concurso Público. Essa etapa terá caráter eliminatório e pode caracterizar o candidato como apto ou inapto.

A avaliação psicológica consistirá na aplicação de um conjunto de procedimentos científicos, que permitem identificar características psicológicas do candidato, para fins de avaliação de desempenho das atividades a serem desenvolvidas no exercício do cargo, atendendo às disposições técnicas e legais que regulam esses procedimentos. 

Já o perfil profissiográfico consiste na avaliação/ verificação de algumas características de personalidade, habilidades e atitudes do candidato, entre elas estão iniciativa, controle emocional, persistência, disciplina, cooperação, comunicação verbal-oral e escrita.

O próximo passo para os aprovados em todas as etapas do processo seletivo será o curso de formação de agentes. O curso está previsto para iniciar no dia 31 de agosto e finalizar em 22 de setembro deste ano, quando será divulgado o resultado final do concurso público.

Oportunidades

Foram ofertadas 40 vagas, sendo 20 imediatas e 20 para cadastro de reserva. Desse número, duas vagas foram reservadas para candidatos com deficiência. Os requisitos para o cargo são: certificado de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria “A e B” e ter mais de 18 anos. O salário inicial do agente será de R$ R$ 1.621,05.

Entre as atribuições do agente de transportes e trânsito estão fiscalizar, autuar e educar a população em relação ao trânsito da cidade, bem como transportes de cargas e passageiros.