Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Leila Mel

Foto: Leila Mel

O período de férias escolares está chegando ao fim. A expectativa agora é o retorno das aulas. Nessa sexta-feira, 31, os professores e coordenadores da rede municipal de ensino discutirão questões administrativas, normativas e orientações para estudo e planejamento das ações para o próximo semestre letivo. E na segunda-feira, 3, todas as escolas e creches municipais de Araguaína retornam suas atividades, a partir das 7h.

O calendário escolar e os resultados dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade na Educação Infantil de Araguaína também serão vistos no primeiro dia de trabalho das equipes. Todas as unidades escolares estão sendo preparadas para receber novamente cerca de 18 mil alunos que estão matriculados na rede municipal.

São 34 escolas na zona urbana, 16 na rural e 26 creches. Um total de 970 professores e 90 coordenadores atuando nas unidades.

Limpeza

Para as equipes de limpeza, os dias que antecedem o retorno das crianças é o momento da faxina geral, com limpeza dos pisos, organização dos armários e preparação dos brinquedos e materiais necessários aos trabalhos do semestre.

“O momento é de acolhida, de incentivo ao trabalho de qualidade e de nos prepararmos para receber aqueles que justificam nossas ações, nossos meninos e meninas”, disse o secretário da Educação, Jocirley Oliveira.

Avanços

E na próxima quarta-feira, 5, às 9 horas, a Creche Municipal Pacífico de Oliveira, na Vila Cearense, será reinaugurada. A unidade passou por uma reconstrução em toda a sua estrutura, recebendo várias melhorias, entre elas a construção de três salas e três banheiros com acessibilidade, ampliação de salas e refeitório, além do telhado todo reconstruído.

Com a reconstrução e ampliação, a creche terá capacidade de atender 224 crianças, do berçário ao 5º ano.

Outros investimentos

Nesses dois anos e seis meses de gestão, foram ampliadas 14 unidades de ensino, nove foram reformadas, duas reconstruídas, três construídas e entregues a população, 11 unidades já foram licitadas e com previsão início das obras em 2015. Além desses investimentos, estão sendo executadas duas coberturas de quadras e a construção de três ginásios dentro das unidades de ensino. 

Até dezembro, todas as salas de aulas estarão climatizadas. Ainda dentre as ações realizadas e que continuam a serem feitas, pode-se destacar os recursos financeiros do orçamento municipal, são investidos 40%. Sendo que o valor obrigatório é de 25%.

Tags: Araguaina