Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) recebeu mais de 260 propostas de apresentações artísticas para o Salão do Livro, que será realizado de 19 a 27 de setembro, junto com a 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte). De acordo com o gerente de Eventos Culturais, André Luiz Donzeli, a maioria das inscrições foram para apresentações de até 20 minutos no café literário e shows musicais com banda.

O músico Matheus Mancine foi um dos artistas que enviaram propostas para se apresentar e disse estar empolgado com a possibilidade de participar do Salão. “É uma oportunidade muito boa para que todos os artistas do Estado, tanto de Palmas, quanto do interior, pudessem inscrever sua proposta. Ao contrário dos outros anos, foi uma iniciativa mais democrática e menos burocrática”, afirmou.

Maestro da banda sinfônica Mestre Lídio, de Natividade, Wada Francyel, também enviou uma proposta para incentivar a música dos jovens que fazem parte da banda. Ele afirma que ele e seus alunos estão ansiosos pelo resultado da seleção. “Estou muito feliz, pois é uma oportunidade muito importante para os meus alunos, principalmente porque são interior do Estado. A chance de se apresentar no Salão do Livro traz um reconhecimento da arte desses meninos e meninas não só no município, mas em todo o Tocantins”.

Do total, serão selecionadas cerca de 70 iniciativas nas categorias: cultura popular e tradicional, espetáculos cênicos de todas as linguagens, esquetes, performances, recitais poéticos, shows acústicos com até dois músicos e shows musicais com banda.

O resultado da seleção será divulgado no site da Secretaria (www.cultura.to.gov.br) no dia 3 de agosto. Os selecionados pela curadoria da Secretaria Estadual da Cultura, terão o prazo de 48h para apresentar a documentação necessária para efetivar a contratação. (Ascom Secult)