Economia

Foto: Divulgação

Para garantir o atendimento às demandas das indústrias do Tocantins, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) utiliza de sua rede tecnológica em todo o Brasil e unidades móveis que transportam verdadeira escola entre os estados. É o caso do atendimento à indústria JBS, em Gurupi, que recebe desde esta quinta-feira, 30/7, a Escola Móvel de Automação e Mecânica Industrial do Senai São Paulo.

A unidade fica em Gurupi até o dia 12 de setembro período em que serão ministrados os cursos de Auxiliar de Mecânico de Manutenção, Hidráulica e Pneumática Industrial, Técnicas de Lubrificação, Eletropneumática e CLP Siemens, relativos às atividades do frigorífico.

“A metodologia e o padrão Senai de atendimento são referências nacionais e uma de suas características é essa capilaridade e mobilidade dos ambientes pedagógicos. O atendimento em rede permite que empresas com filiais em vários estados possam ser atendidas pela mesma instituição e mantenham a mesma qualidade no treinamento de seus trabalhadores”, explica a gerente do Senai Gurupi, Núbia Almeida. 

O atendimento em rede possibilita ainda a expansão da atuação do Senai que se divide em áreas tecnológicas, como explica a analista de Mercado, Vânia Rodrigues. “O Senai Tocantins, por exemplo, atua em 15 áreas tecnológicas, mas pode atender em todas as áreas da indústria por meio deste intercâmbio com os outros departamentos regionais”.

No Tocantins, a instituição possui unidades fixas em Palmas, Araguaína e Gurupi e Postos Avançados nos municípios de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Xambioá, Colinas e Tocantinópolis nos quais podem ser contratados os cursos para formação e qualificação de mão de obra para a indústria em qualquer parte do estado. Conta ainda com três escolas móveis de Tecnologia da Informação, uma de Panificação e uma Automotiva.

Por: Redação

Tags: Fieto, Senai, Vânia Rodrigues