Geral

Foto: Elias Oliveira O projeto Yoga nos Museus teve início em março deste ano no Museu Palacinho e no Memorial Coluna Prestes, em Palmas O projeto Yoga nos Museus teve início em março deste ano no Museu Palacinho e no Memorial Coluna Prestes, em Palmas

Após o recesso de férias, as aulas do projeto Yoga nos Museus retornam na segunda-feira, 3, no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e no Memorial Coluna Prestes. A iniciativa da Secretaria Estadual da Cultura (Secult) busca promover a ocupação e a interação com os espaços urbanos da capital, Palmas, de forma saudável. As aulas são gratuitas e abertas ao público adulto em geral.

O projeto teve início em março deste ano e foi muito bem recebido pela população palmense, que pode perceber na prática do yoga o segredo para um estilo de vida mais tranquilo. A estudante de Direito, Alana Castro Cardoso, afirma que conseguiu se livrar da insônia após frequentar as aulas de yoga nos museus. “Estou bem mais tranquila e relaxada no ambiente de trabalho e com as pessoas à minha volta”.

O engenheiro de pesca, Onivaldo da Rocha, ficou sabendo do projeto por um amiga e diz se sentir muito bem depois que começou a praticar yoga. “Estou muito mais disposto no meu dia a dia. Minha respiração e minha concentração também melhoraram muito. Além disso, o yoga me deixou muito mais paciente para lidar com as situações cotidianas”, afirmou.  

A instrutora de yoga Sheila Baraky explica que ao longo dos primeiros meses de aula pode perceber uma mudança significativa na qualidade de vida dos alunos. “O fato das aulas serem ao ar livre potencializa os benefícios do yoga porque permite o contato com a natureza”. A instrutora também ressalta que a prática contínua do yoga proporciona uma mudança e uma melhora na saúde mental, física e espiritual. Foi o que sentiu a ortodontista Luciane Garcia. Com apenas um mês frequentando o projeto, ela percebeu sua ansiedade diminuir e passou a ficar mais tranquila e concentrada no ambiente de trabalho. “Adorei as aulas e não vejo a hora de recomeçar. Participar do projeto de yoga mudou a minha vida”, afirma.

Turmas 

Para início do novo semestre houve uma alteração quanto às aulas da turma de sexta-feira, no Museu Palacinho. Antes elas eram destinadas aos estudantes da rede pública de ensino, mas agora a turma está aberta a toda a comunidade.

Segunda-feira - Memorial Coluna Prestes

Turma Mangaba: 6 horas às 7h30.

Turma Buriti 19 horas às 20h30

Terça-feira -Memorial Coluna Prestes

Turma Jatobá: 6 horas às 7h30.

Turma Bacaba: 19 horas às 20h30.

Quarta-feira - Memorial Coluna Prestes

Turma Murici: 6 horas às 7h30,

Turma Babaçu: 19 horas às 20h30min

Sexta-Feira – Museu Palacinho

Turma Puçá: 8 horas às 9h30

Sábado – Museu Palacinho

Turma Macaúba: 8 horas às 9h30