Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Irene Alves

Foto: Irene Alves

Estudantes da rede municipal de ensino voltarão às aulas nesta segunda-feira, 03. São 35.571 alunos, sendo 23.522 do ensino fundamental, 11.165 da educação infantil e 884 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que retornarão para continuarem o ano letivo. A aula inaugural de vota às aulas, acontece na Escola Municipal Beatriz Rodrigues, às 7h30, e na oportunidade o prefeito Carlos Amastha fará uma palestra com foco no empreendedorismo e transformação, que será transmitida ao vivo.

A Capital possui 73 unidades escolares, sendo 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 45 escolas e mais três escolas conveniadas. Neste segundo semestre apenas duas unidades iniciarão as aulas em data diferenciada por estarem em reforma. Uma delas é a Escola Estevão de Castro, que passa por reforma geral e ampliação. Já a Escola Francisca Brandão passa reforma elétrica. Nas duas unidades o retorno das aulas está previsto para o dia 10, sem nenhum prejuízo, pois os alunos terão garantidos os 200 dias letivos, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB).

O diferencial deste semestre é que todos os alunos estarão uniformizados. Algumas das unidades que receberam os uniformes antes das férias optaram por entregar nesta primeira semana de aula.

Matrículas

Crianças que ainda não estão matriculadas na rede municipal de ensino ou alunos que querem ser transferidos, para o ensino fundamental, podem procurar a secretaria da escola que tiver interesse. Já no caso dos CMEIs, o cadastro deve ser feito no Sistema Online de Cadastro na Educação Infantil (SOCEI) e aguardar chamada.

Operação

Com o objetivo de garantir segurança para as crianças, a Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte desenvolverá a Operação Volta às Aulas, que tem como tema “A proteção das nossas crianças em primeiro lugar”. A ação terá início nesta segunda-feira, 03, às 7 horas, em frente à Escola Municipal Beatriz Rodrigues, e em seguida, às 7h30 haverá a aula inaugural de volta às aulas com palestra do prefeito Carlos Amastha.

A operação segue durante o mês de agosto com orientação aos pais sobre as boas condutas de trânsito que devem ser praticadas nas portas das escolas. Na ação os agentes de trânsito estarão fiscalizando se o uso do cinto de segurança e também do assento apropriado para cada idade estão sendo respeitados. (Secom Palmas)