Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, entregou na manhã desta quarta-feira, 5, a Creche Municipal Constantino Pacífico de Oliveira, na Vila Cearense. Além do prefeito, participaram da reinauguração o presidente da Câmara Municipal, Marcus Marcelo, o ex-deputado estadual Raimundo Palito e autoridades municipais.

As intervenções da Prefeitura foram necessárias para ampliação da estrutura do prédio, reconstrução do telhado, pintura de toda a creche, banheiros adaptados, nova mobília, ampliação do muro, construção de calçadas com acessibilidade e reformas das salas do administrativo, docentes e área de recreação.

Os investimentos, oriundos do Tesouro Municipal, foram de 185 mil reais. Reconstruída e ampliada, a unidade educacional conta com 27 servidores do quadro administrativo e professores. Com as mudanças, a creche ampliará a capacidade de atendimento, em tempo integral, de até 250 alunos do berçário ao maternal. A partir de agora, o espaço vai contribuir ainda mais na formação de mais crianças do Berçário ao Maternal II.

Novo espaço

Maria de Lourdes Sales, mãe e avó de alunos e que mora há 38 anos na comunidade, ficou maravilhada e comemorou a reconstrução da creche. “No começo, na década de 70, essa creche, só tinha duas salas. A recente ampliação veio de encontro ao anseio da comunidade e nos deixou orgulhosos de morar aqui”, agradeceu a aposentada.

Para o secretário Jocirley de Oliveira, a unidade vai favorecer a aprendizagem e motivar os envolvidos. “Repensamos a creche como um ambiente que pudesse atender as crianças com qualidade e segurança. Além disso, o ambiente vai gerar motivação no ambiente de trabalho dos profissionais da creche”, pontuou.

Em sua fala, o prefeito destacou a despreocupação dos pais em deixar os filhos em um ambiente com atendimento diferenciado, agradável, refrigerado e aconchegante. O prefeito anunciou também obras na educação municipal de Araguaína, como a reconstrução e ampliação de onze unidades já licitadas e que em breve serão entregues as unidades do Lago Azul e Vila Azul.

“Temos investido muito nessa pasta. No ano passado, quase 40% dos recursos do Município foram investidos na educação de nossas crianças. Saímos no início de mandato, de 12 mil para 18 mil alunos na rede pública municipal. Isso significa um crescimento de 50% no número de vagas, em 2 anos, e melhoria da qualidade, nosso maior objetivo”, afirmou o prefeito.

Asfalto novo

Aproveitando a oportunidade, ele anunciou também a capa asfáltica de todo o bairro, afirmando que está fazendo trabalho duradouro. Dimas afirmou que já foram feitos mais de 170 km de asfalto de qualidade nas ruas. “Aqui na Vila Cearense, já reconstruímos as vias, preparando as ruas para que a capa asfáltica seja aplicada em seguida”, assegurou.

Homenagem

Durante a solenidade, a diretora da creche, Maria do Amparo Frazão, entregou uma placa de homenagem ao prefeito Ronaldo Dimas. Logo em seguida, Dimas fez o descerramento da placa de reinauguração e de homenagem a Constantino Pacífico de Oliveira.

Emocionado, Antônio Josimar de Oliveira, irmão do homenageado, vê o reconhecimento como resgate da história de uma personalidade importante no bairro. “Ficamos muito felizes em saber que este equipamento público, batizado com o nome de Constantino, foi ampliado por esta gestão. Que esta história de sucesso do bairro continue”, desejou ele.