Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Em uma iniciativa inédita, foi lançado nessa quarta-feira, dia 5, em todo o País um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.

“Há mais de 25 anos, o Sebrae Tocantins prepara o empreendedor tocantinense para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, afirmou o superintendente do Sebrae, Omar Antonio Hennemann.

As micro e pequenas empresas tocantinenses são mais de 99,2% do total de empresas do Tocantins, respondem por 37,3% do PIB no Estado e por mais de 77 mil empregos com carteira assinada.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) que enumera cinco razões para comprar dessas empresas:

1 – É perto da sua casa

2 – É responsável por 52% dos empregos formais no país

3 – O dinheiro fica no seu bairro

4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade

5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

No hotsite, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.

O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o estado, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo. Além disso, o Sebrae vai promover até 5 de outubro oficinas, cursos, consultorias, palestras, seminários, clínicas tecnológicas, feira do produtor, entre outras atividades.

Parcerias

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas, Cleide Brandão, são ideias simples como essa que contribuem para o fortalecimento dos pequenos negócios. Também presente ao evento, o presidente da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Carlos Alberto de Moraes, afirmou que o órgão comprou essa ideia. “Somos parceiros e sempre seremos. Porque assim teremos o crescimento do nosso estado”, concluiu.

De acordo com Fabiano do Vale, presidente da Associação Comercial de Palmas (Acipa), o movimento é uma excelente iniciativa que chega em um momento delicado de crise pelo qual o empresário está passando. “O Movimento cria uma força de todos os segmentos para valorizar o pequeno negócio”, afirmou.