Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta quinta-feira, 6, o Sindicato dos Bancários do Tocantins (Sintec/TO) realizará ato público de protesto na agência Caixa Econômica Federal (próximo ao Alvorada Center) com o objetivo que a Caixa nomeie todos os concursados do último certame, em 2014. 

De acordo com o Sindicato, as novas contratações são necessárias para restabelecer o bom funcionamento das atividades do banco. "Ou seja, para evitar as filas e interrupção de serviços; para manutenção da saúde dos empregados, que hoje que estão sobrecarregados; além, é claro, de respeitar o direito dos concursados aprovados em processo seletivo para vagas que já estão disponíveis", segundo o Sintec. 

A mobilização acontece em todo o país por contratação urgente, tendo em vista o déficit de empregados na instituição que se agravou ainda mais com o Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) e a não reposição do quadro de empregados.

O banco contava até o ano passado com 101 mil trabalhadores. Já no último dia 30 de junho, o banco informou que o quadro de pessoal conta atualmente com 97.975. A falta desses empregados nas agências tem sobrecarregado os atuais trabalhadores, além de frustrar os concursados e prejudicar o atendimento à população, segundo o Sintec. 

“Nossos economiários estão sofrendo com a sobrecarga de trabalho, com isso estão adoecendo. Os clientes enfrentam filas enormes, as agências estão sempre lotadas e com isso vários concursados aguardam serem chamados”, destacou o presidente do Sintec-TO, Crispim Batista Filho.