Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a entrega de dois títulos de cidadão tocantinense e mais placas e votos de  louvor, a Assembleia Legislativa realizou, na tarde da última sexta-feira, dia 7, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado e ao Dia do Direito, a pedido do deputado Ricardo Ayres (PSB).

A cidadania tocantinense foi concedida a dois piauienses: o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Severiano José Costandrade de Aguiar, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

Os títulos foram solicitados pelos deputados Amélio Cayres (SD) e Ricardo Ayres (PSB), respectivamente.

Já os desembargadores Daniel de Oliveira Negry e Antônio Félix Gonçalves foram agraciados com votos de louvor, conforme  requerimento do deputado Ricardo Ayres, por “desempenharem  com honradez e hombridade a função de jurista e, principalmente, a toga da magistratura no Tribuna l de Justiça do Estado do Tocantins”.

Também foram homenageados com placas de reconhecimento o atual presidente da OAB/TO, Epitácio Brandão Lopes,  mais quatro ex-presidentes da entidade: Ercílio Bezerra de Castro Filho, Luciano Ayres da Silva, Augusto de Sousa Pinheiro (in memorian) e Coriolano Santos Marinho. Segundo o deputado Ricardo Ayres, o Poder Legislativo reconhece a trajetória desses profissionais que, “com profundo espírito crítico,  contribuíram para aconsolidação do estado democrático de direito”.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam os deputados federais Cesar Halum (PRB) e Lázaro Botelho (SD),  o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Ronaldo Eurípides, o secretário da Casa Civil do Estado, Teles Leão Aires, representando o governador Marcelo Miranda, o subprocurador de justiça, José Omar de Almeida, representando o procurador-geral de Justiça do Tocantins,  Clenan Renaut de Melo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Manoel Pires dos Santos, o defensor público geral, Marlon Costa Luz, e o defensor público geral do município, Públio Borges, representando o prefeito de Palmas, Carlos Amastha. (Penaforte).