Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Dirceu Leno

Tida como uma das mais procuradas do Estado, a temporada de veraneio no município de Tocantinópolis teve seu encerramento nesse último domingo (9). Realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, a temporada da Praia da Rampa teve início dia 28 de junho e a da Santa em 4 de julho, respectivamente. Com uma programação bem diversificada a temporada garantiu a diversão aos moradores, visitantes e turistas, atraindo assim, 5 mil pessoas aos finais de semana.

Durante todo o período, a Prefeitura por meio das Secretarias de Cultura, Esporte e da Mulher promoveram diversas ações nos finais de semana, como a Copa Beira Rio de Futevôlei e Vôlei de Praia, Corrida de 100 metros e concurso Garota Verão 2015, tendo premiação em dinheiro para os primeiros colocados e apoio. Para animar os veranistas houve diversas atrações musicais, a exemplo, o show das Coleguinhas – Simone e Simaria – que se apresentaram durante as festividades do aniversário da cidade. Conforme estimativa da organização, cerca de 40 mil pessoas visitaram a Praia da Santa.

A temporada de praia mais uma vez encerra suas atividades sem nenhuma ocorrência de grande vulto, se posicionando como o melhor destino da região, por sua tranquilidade e a qualidade do público que a frequenta. “A cada dois anos venho com a minha família para Tocantinópolis. Aqui somos bem recebidos e nos divertimos muito nesse local espetacular e acolhedor. As águas do Rio Tocantins são muito caudalosas e isso nos encanta”, disse o turista suíço, Ludvik Svestka.

Para o prefeito Fabion Gomes a temporada de praia 2015 foi além das expectativas da organização. “Mesmo o país estando passando por uma crise financeira, a temporada de praia deste ano conseguiu superar a do ano passado. Recebemos inúmeras pessoas de várias localidades e até mesmo de outros países, fato este que aquece a economia local e fortalece a  geração de empregos. Esperamos que no próximo seja ainda melhor e que possamos oferecer sempre aos visitantes, um local com segurança e atratividades musicais e esportivas, além de uma ótima estrutura”, pontuou.

Projeto Praia Consciente

Durante a realização da temporada de praia, os agentes ambientais que receberam treinamento para atuarem na prevenção do meio ambiente e multiplicação de hábitos educativos promoveram ao longo deste período, diversas ações de cunho educativo tais como: interação com a comunidade e turistas relacionando-os e apresentando-os mecanismos de sensibilização ambiental e de proteção das águas; desenvolvendo atividades turísticas, esportivas e sociais sustentáveis, dentre outras.

Estrutura

A Praia da Santa, em Tocantinópolis, é uma ilha que surge durante o período de estiagem no Rio Tocantins. Nesta temporada a Prefeitura disponibilizou uma infraestrutura necessária para receber bem os turistas, como barracas comerciais, cobertura de palha, banheiros químicos, posto de saúde, policiamento, internet, palco para shows, área para vôlei e futevôlei, área de camping e serviço de guarda-vidas.