Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Os cabos Alderico Pereira Medeiros e Bismarck da Silva Marques do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO) participaram do 1º Workshop Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. O evento aconteceu entre os dias 3 e 7 de agosto, no Centro de Treinamento do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Um dos principais objetivos do evento foi discutir as diferentes realidades de cada estado, para uma possível padronização da atividade de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) no Brasil. No workshop ainda foram apresentados alguns trabalhos já utilizados por outras agências de BRESC dentro e fora do país. 

“Um só cão pode fazer o serviço de 30 homens durante um resgate, seja em meio aquático ou terrestre. Estados como Santa Catarina e Espírito Santo  já adotaram o sistema onde o animal mora com o próprio bombeiro, condutor do cão, e não mais em canis nos quartéis que traz uma maior proximidade entre bombeiro e o animal. O CBM-TO está estudando a viabilidade para que esse meio de salvamento também seja implantado no Tocantins”, explicou Alderico.